Portofelicense/SP [BRA]

Atualizado em 27/08/2013
Nome Oficial Associação Atlética Portofelicense
Fundação  25/01/1943
Status Atual  Amador
Endereço  Rua Cezario Motta, 138
Bairro  Centro
Cidade  Porto Feliz
Estado  São Paulo
CEP  18540-000
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  não possui
Apelido  Canarinho
Mascote  Canário
Uniforme  Camisa Branca, com listras na horizontal em azul e vermelho, calcões e meias brancas.
Equipe Ranqueada  Portofelicense
Site Oficial  em construção
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Julien Fouque, Porto Feliz/SP, Brasil
Histórico  Na década de 1940, funcionários das mais diversas categorias da Usina de Açúcar de Porto Feliz, a "Societé Sucrerie Brasiliennes", juntamente com outros desportistas portofelicenses, sentiram a necessidade de se organizar para a prática de atividades esportivas, especialmente o futebol.
Comandados por lideranças de nossa comunidade e com muito arrojo, iniciaram as primeiras reuniões, tendo como ponto de partida a aprovação dos estatutos, a eleição da primeira diretoria e a aquisição do local para a construção do campo.
Dessa forma, foi adquirido do casal Antonio Gibim e sua esposa Rita Baús Gibim, um terreno situado na então rua 13 de Outubro, atual rua Cesário Mota, medindo 16.472,00 metros quadrados, local onde se encontra hoje o Estádio Doutor Julien Fouque.
Necessário ficar esclarecido que a compra do terreno em questão foi feita a prazo, pois os valores a serem pagos eram obtidos através de arrecadação feita entre os simpatizantes da recém formada entidade.
Finalmente, após o pagamento total do terreno, em 25 de julho de 1945 foi lavrada a escritura pública de venda e compra do citado terreno a qual está registrada em nome da ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTOFELICENSE no livro 3.Q. sob n.º 4.632 fls. 121 no Oficial de Registro de Imóveis desta Comarca, desde aquela época.
A esta altura o clube já se achava em plena atividade, participando de todas as competições locais e regionais, obtendo resultados que já desenhavam sua caminhada vitoriosa no caminho do esporte.
No ano de 1947 foi criada pela Federação Paulista de Futebol a segunda divisão de profissionais sendo a Associação Atlética Portofelicense convidada para dela fazer parte como fundadora.
Nessa época, tivemos a satisfação de ver jogar no Estádio Doutor Julien Fouque, cumprindo tabela dos jogos da segunda divisão, as equipes profissionais da Ponte Preta e Guarani de Campinas, São Caetano, Santo André, hoje ainda em evidência, e muitas outras equipes do interior paulista.
Ao se falar sobre a Associação Atlética Portofelicense, dentre inúmeras figuras que se projetaram em sua trajetória, não poderíamos deixar de mencionar o nome do Doutor JULIEN FOUQUE, o qual empresta o nome ao Estádio.
Doutor Julien Fouque foi um engenheiro nascido na França, que veio administrar a Usina de Açúcar de Porto Feliz, a qual pertencia a um grupo francês.
Doutor Julien Fouque, apaixonado pelo futebol, logo que aqui chegou, viu com bons olhos a formação do clube e juntou-se a todos.
Sempre colaborou na organização e manutenção da vida profissional e amadora de Associação Atlética Portofelicense.
Quis o destino que o Doutor Julien Fouque nos deixasse prematuramente.
Assim, no ano de 1949, a Associação Atlética Portofelicense e a comunidade portofelicense se viu privada do convívio de uma pessoa que independentemente de sua capacidade profissional era uma pessoa que transmitia uma simplicidade e sinceridade que cativou a todos que o conheceram.
Após o seu falecimento, a Associação Atlética Portofelicense, em sua homenagem, deixou de usar as cores amarelo e preta e adotou como suas cores oficiais o azul, vermelho e branco, cores estas que correspondem às da bandeira francesa, país de origem do homenageado.
Em toda a sua trajetória, a Associação Atlética Portofelicense sempre participou de todas as atividades para as quais era convidada e em inúmeras vezes por sua própria iniciativa, participava de eventos locais, regionais, estaduais e até mesmo nacional.
Participou da fundação da Liga Portofelicense de Futebol no ano de 1955, tendo conquistado oitenta por cento dos campeonatos realizados, sagrando-se por mais de uma vêz bi-campeã invicta.
Além de fundadora da segunda e terceira divisão de profissionais, a Portofelicense também participou inúmeras vezes da Corrida Internacional de São Silvestre, promovida pelo jornal "A Gazeta Esportiva", participou por vários anos do campeonato paulista de basquetebol feminino, quando tivemos oportunidade de enfrentar Paula, Branca, Marta e outras jogadoras que posteriormente se projetaram no cenário brasileiro.
No ano de 1978, participando do campeonato brasileiro de futebol amador promovido pelo jornal "A Gazeta Esportiva" e pela Companhia de Cigarros Souza Cruz, a Associação Atlética Portofelicense sagrou-se campeã nacional da "Copa Arizona de Futebol Amador", feito esse que projetou não só o clube como também nossa cidade no cenário esportivo brasileiro, oportunidade em que enfrentou e venceu clubes de todo o Brasil, inclusive dos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, etc.

Participações como equipe profissional:
Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A-2), foram três participações: 1948, 1949 e 1950. Já no Paulistão da Terceira Divisão (atual Série A-3) estiveram presentes em 11 oportunidades: 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, 1959, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968. E, por fim, na Quarta Divisão (atual Série B) outras quatro: 1960, 1961, 1962 e 1963.
Presidentes  2009: Douglas Belo Torres
Hino  O canarinho tomou conta da cidade
Que tremenda curtição
Levantou a cabeça com a pelota no chão
Lá vai ele no meio da multidão
Sempre de cabeça erguida
Com o caneco na mão
Canarinho é que é o bom
Canarinho é que é o bom
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Portofelicense/SP [BRA] Portofelicense/SP [BRA]
Uniforme 
Mascote