ADA/SP [BRA]

Atualizado em 04/07/2016
Nome Oficial Associação Desportiva Araraquara
Fundação  09/01/1952
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro 
Cidade  Araraquara
Estado  São Paulo
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Nome Anterior  Paulista(AR)
Nome Anterior  São Paulo de Araraquara
Equipe Ranqueada  ADA
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico  A Associação Desportiva Araraquara (ADA) é uma agremiação da cidade de Araraquara (SP). A equipe Alvianil foi fundada em 09 de Janeiro de 1952, por Pereira Lima, o mesmo fundador da Ferroviária, após a entre dois times amadores de Araraquara, o Paulista Futebol Clube (uma tradicional equipe do bairro do São José) e o São Paulo Futebol Clube.

Foi uma das mais importantes equipes criadas nos tempos áureos do futebol paulista. Fundada logo após a o nascimento da Ferroviária, e por boa parte daqueles que participaram da fundação da AFE, a ADA representou o rompimento de alguns araraquarenses com o time grená.

A justificativa oficial era que a AFE seria a equipe da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), ou um clube fechado, enquanto a ADA , por sua vez, nascia para ser uma legítima representante da cidade no futebol paulista.

A rivalidade era enorme, movimentava a cidade e grandes disputas aconteceram entre a AFE e a ADA na Segunda Divisão (atual A2) de profissionais, no período de 1952 e 1955. Em 1955, a ADA foi a vice-campeã da série e seguiu para disputar o torneio dos campeões, que acabou classificando a Ferroviária para a Primeira Divisão (atual A1), onde o time grená fez história e acabou se transformando em um dos times mais tradicionais do País.

Foi na ADA que surgiu o maior volante da história do Palmeiras, Dudu, que formou ao lado de Ademir da Guia o maior meio campo da história do alviverde paulista. Extinta, a ADA está fora das disputas oficiais desde meados dos anos 60, e através de todos esses anos, apesar de muita gente ainda ter muitas saudades da tradicional equipe, nunca mais se ouviu falar dela em Araraquara.

Pesquisa: Sérgio Mello

Foi extinta em 1960.

06 participações em competições oficiais.

O ADA que disputa em 2016 a Taça Paulista pela LPF é outro clube (ADA EC)
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  ADA/SP [BRA] ADA/SP [BRA]
Uniforme  ADA/SP [BRA]
Mascote