ARUC/DF [BRA]

Atualizado em 03/07/2007
Nome Oficial Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro
Fundação  21/10/1961
Status Atual  Clube Social
Endereço  Área Especial 8
Bairro  Cruzeiro Velho
Cidade  Brasília
Estado  Distrito Federal
CEP  70640-005
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  ARUC
Site Oficial 
Outros Sites  www.aruc.com.br
Outros Sites 
Estádios 
Histórico  2002 - Aruc, do técnico Risada, continua como "filial" do Gama. A base do time é formada pelos juniores do Gama, jogadores jovens, muitos futuros estreantes na Série A do Campeonato Brasiliense. EB - Leonardo Daniel, Alexandre, Alex e Josué; Goeber, Didão, Fávio e Steve; Altair e Kako.

Com a fundação de Brasília em 1960, migrantes chegaram para formar a nova cidade. Muitos cariocas se concentraram na região do atual Cruzeiro. Em 1961, alguns moradores se reuniram na casa do carioca Paulo Costa e fundaram uma entidade para desenvolver o lazer, esporte e cultura da região. Nascia, assim, em 21 de outubro de 1961, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro. A partir daí iniciou-se uma história repleta de glórias e vitórias. Em 1965 a Aruc conquistou seu primeiro título de campeã do carnaval. O feito se repetiu mais 23 vezes consolidando a hegemonia da Aruc na história do carnaval da capital.

Além de campeã do carnaval, a Aruc também transformou-se no principal clube social do Cruzeiro. Como a região não tinha nenhum representante no campeonato estadual de futebol, muitos cruzeirenses pressionavam a Aruc a formar uma equipe. A diretoria do clube sempre rechaçou a idéia alegando falta de estrutura financeira. Foi então que o secretário de Esportes e ex-presidente do Gama Agrício Braga juntamente com os sócios Wagner Marques e Paulo Goyaz, arrendaram o departamento de futebol do tradicional clube criando uma nova força no futebol candango. Logo no primeiro campeonato, a Aruc conquistou o vice-campeonato da Segunda Divisão e a vaga para a primeira. Em 2001, disputou com bom desempenho o campeonato metropolitano. Muitos criticam a ARUC comentando que o clube nada mais é que uma extensão do Gama. De fato, boa parte dos jogadores do elenco de 2001 foram cedidos pelo Gama. A parceria Aruc/Gama inclusive causa certa desconfiança dos outros participantes do campeonato da primeira divisão. A verdade é que a Aruc tem tudo para crescer e com o tempo criar uma certa independência do clube tetra campeão estadual.
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  ARUC/DF [BRA]
Uniforme 
Mascote