Paulistano/SP [BRA]

Atualizado em 23/09/2015
Nome Oficial Clube Atlético Paulistano
Fundação  29/12/1900
Status Atual  Clube Social
Endereço  Rua Honduras, 1400
Bairro  Jardim América
Cidade  São Paulo
Estado  São Paulo
CEP  01428-900
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (11) 3065-2000
Apelido  O Mais Querido
Mascote 
Uniforme  Camisa vermelha com uma faixa horizontal branca e calção e meias brancas
Equipe Ranqueada  Paulistano
Grafia Orig. Oficial  Club Athletico Paulistano
Site Oficial  http://www.clubpaulistano.org.br/
Outros Sites  http://www.paulistano.org.br/
Outros Sites 
Estádios  Velódromo, São Paulo/SP, Brasil
Álvaro Chaves (Laranjeiras), Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Chácara da Floresta, São Paulo/SP, Brasil
Parque da Antárctica Paulista, São Paulo/SP, Brasil
Rua da Consolação (Campo do SPAC), São Paulo/SP, Brasil
Histórico  Numa época em que a prática esportiva era considerada uma manifestação socialmente pouco digna, um grupo de jovens da sociedade paulistana decide fundar um clube. A idéia de reunir as famílias nos finais de semana é alinhavada numa rotisserie famosa e com um nome bastante sugestivo: Sportsman. Está fundado o Club Athletico Paulistano.

O jovem Bento Pereira Bueno é escolhido para presidente do novo Clube. Plínio da Silva Prado fica com o cargo de vice, enquanto Sampaio Viana e Horácio Espíndola são eleitos secretários e Martinho Prado e Renato Miranda, tesoureiros.

Os idealizadores do Paulistano partem para a escolha do local ideal para a instalação da sede esportiva do CAP: o Velódromo, estádio de ciclismo localizado na rua da Consolação. Lá se realizaria a primeira partida interestadual de futebol do Brasil, em 19 de outubro de 1901. Também lá o futebol mostraria sua força ao substituir o ciclismo na preferência de seus sócios.

O Velódromo se transformaria, então, em ponto de encontro da elite paulistana, que prestigiava o time de futebol do CAP com o inesquecível grito de guerra "aleguá", expressão que mesclava o termo francês "allez", com o inglês "go" e o indígena "ack", palavras que tinham o mesmo significado: "avante". O Paulistano retribuiria todo o carinho da torcida com a conquista de seu primeiro título - o de campeão paulista - em 1905. Seria o início de uma série de vitórias.

Um dos momentos mais gloriosos do CAP é vivido em 1925, quando o time de futebol do Clube viaja para a Europa. É a primeira vez que uma equipe brasileira mostra seu futebol no continente europeu - e encanta a todos. Ao retornar ao Brasil, as vitórias do CAP continuam, mas as atividades futebolísticas do Paulistano encerram-se em 1929, quando o Paulistano - cansado de tentar moralizar o esporte em São Paulo - resolve manter sua tradição de futebol amador e libera seus jogadores para atuar em outros Clubes. É o fim do futebol profissionalizante no Paulistano.
Presidentes  2006: Clovis de Gouvêa Franco
2005: José Manuel Castro Santos
1925: Antonio Prado Júnior
1904-1905: Numa de Oliveira
1900: Bento Pereira Bueno
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Paulistano/SP [BRA]
Uniforme 
Mascote