Náutico/PE [BRA]

Atualizado em 30/09/2015
Nome Oficial Clube Náutico Capibaribe
Fundação  07/04/1901
Status Atual  Em atividade
Endereço  Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1086
Bairro  Aflitos
Cidade  Recife
Estado  Pernambuco
CEP  52020-220
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (81)3423-8900/3423-8973/3423-4077
Apelido 
Mascote  Timbu
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Náutico
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial  http://www.nautico-pe.com.br/
Outros Sites  www.clubenautico.cjb.net
Outros Sites  http://www.timbunet.com.br/
Estádios  Carlos Wilson Campos (Arena Pernambuco), São Lourenço da Mata/PE, Brasil
José do Rego Maciel (Arruda), Recife/PE, Brasil
Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), Recife/PE, Brasil
Adelmar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro), Recife/PE, Brasil
Luís Rios Bacurau (Ninho do Periquito), São Gonçalo do Amarante/RN, Brasil
Luiz José de Lacerda (Lacerdão), Caruaru/PE, Brasil
Histórico  Em 7 de abril de 1901 o Sr. João Alfarra convocou todo o pessoal ligado ao remo para uma solenidade na qual seria lavrada e convenientemente registrada a primeira ata da agremiação, data que ficou reconhecida oficialmente como a fundação do clube. O documento histórico recebeu a assinatura de todos os presentes - do senhor Antônio Dias Ferreira, presidente da reunião, e do senhor Piragibe Haghissé, secretário. E, como não poderia deixar de ser, a assinatura do senhor João Victor da Cruz Alfarra, líder do grupo e pai da idéia. Todos eles, históricos fundadores do CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE.

O primeiro time do Náutico, integrado quase que exclusivamente por ingleses, foi organizado em 1906. Suas atividades, entretanto, limitavam-se aos domingos, quando no campo de Santana ou na campina do Derby. Antes, não havia por parte do pessoal do Náutico, o menor interesse pelo jogo de bola, divertimento, como o remo, igualmente importado da Inglaterra. E, somente por temor ao risco da desagregação, é que os dirigentes do clube vermelho-e-branco - as cores escolhidas como símbolo - consentiram em aderir ao futebol. Pretendiam, e felizmente conseguiram que os rapazes do remo, demasiadamente empolgados com as animadas e fortuitas peladas, terminassem um dia de se afastarem dos ideais que os congregavam em torno da bandeira alvirrubra. O jeito era oficializar o futebol. Adotá-lo. Assumi-lo, como tantos outros o fizeram. Foi o que finalmente decidiram, não sem antes terem de atravessar noites em discussão, os homens que naquela ocasião comandavam a nau vermelha-e-branca.

Em 1914, foi criada a Liga Recifense de Futebol, mas o Náutico não fez parte da mesma. Os seus jogadores procuraram ingressar nos outros clubes, nos que haviam se filiado. O João de Barros, o atual América, foi o que mais ganhou com a evasão dos jogadores do Náutico. Em 1915, porém, sentiu-se a necessidade de se criar uma nova entidade para orientar o futebol da cidade. Fundada dessa maneira a Liga Sportiva Pernambucana, o Náutico a ela se filiou. Com seu ingresso, os jogadores voltaram. Mas o time só conseguiu ser campeão muito tempo depois, em 1934, já na fase do profissionalismo.

O tempo e a história encarregar-se-iam de provar que aquela havia sido uma decisão sábia: o Náutico, um clube laureado nas regatas desde os primeiros tempos, seria com o passar dos anos, igualmente forte e vitorioso também no futebol - pioneiro em Pernambuco em jogos pelo exterior, primeiro TETRA, primeiro PENTA, primeiro e exclusivo HEXACAMPEÃO ! E mais: Vice-campeão brasileiro em 1967.

C As seis estrelas no escudo são uma alusão ao hexacampeonato estadual de 1963 a 1968. A conquista é única na história do futebol pernambucano
Presidentes  2005/2006: Ricardo César Valois de Araújo
Hino  Autor: Tovinho

Da união de duas cores mágicas
Nasceu a força e a raça
Vermelho de luta
Branco de paz
Quem olha não esquece jamais
Da união de sete letras mágicas (bis)
Náutico
Nasceu um time que encanta
Que manda e desmanda
Que faz o nosso Carnaval
Náutico teu caminho é de luz
Tua força, tua garra
Fascina e seduz
No meu coração
Brotou o esplendor
De te adorar com emoção
No meu coração
Brotou o esplendor
De te adorar com muito amor
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
No meu coração
Brotou o esplendor
De te adorar com emoção
No meu coração
Brotou o esplendor
De te adorar com muito amor
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Náutico/PE [BRA] Náutico/PE [BRA] Náutico/PE [BRA] Náutico/PE [BRA] Náutico/PE [BRA] Náutico/PE [BRA]
Uniforme 
Mascote  Náutico/PE [BRA]