São Bento/SP [BRA]

Atualizado em 05/07/2015
Nome Oficial Esporte Clube São Bento
Fundação  14/09/1913
Status Atual  Em atividade
Endereço  Rua Coronel Nogueira Padilha, 657
Bairro 
Cidade  Sorocaba
Estado  São Paulo
CEP  18020-001
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (15) 3233-3343
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  São Bento
Grafia Orig. Oficial  Sport Club São Bento
Site Oficial  http://www.azulao.net/
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Walter Ribeiro (CIC), Sorocaba/SP, Brasil
Humberto Reale, Sorocaba/SP, Brasil
Histórico  Em 14 /09/1913 foi fundada em Sorocaba, uma sociedade esportiva destinada a pratica do futebol denominada Sorocaba Athletic Club. Exatos 13 meses depois, em 14/10/1914 realizou-se uma assembléia, qual culminou com a resolução de substituir o nome para Sport Club São Bento. Em 1919, depois de quase ser extinto, houve reorganização estatutária aportuguesando o nome para Esporte Clube São Bento.

Nos primeiros 40 anos de sua existência, como clube amador, disputou amistosos, torneios, os municipais pela Liga Sorocabana de Futebol - Lisofu e os regionais organizados pela APEA.

O estádio do São Bento, localizado a rua Cel. Nogueira Padilha, Vila Hortênsia, foi inaugurado em fevereiro de 1934 com a partida amistosa diante do Palestra Itália terminada empatada em 2 a 2. O estádio com o passar dos anos foi sendo adequado recebendo alambrados, novos vestiários, arquibancadas, cabines de imprensa, iluminação e outros benefícios. No inicio da década de 60 o estádio foi batizado como estádio Dr. Humberto Reale.

Em 1953, foi criado o departamento profissional do São Bento e no mesmo ano o clube passou disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, atual A2.

Em 1956, o São Bento realizou seu primeiro desafio internacional, quando enfrentou e empatou com o então Bi-campeão uruguaio, o Nacional de Montevidéu por 2 a 2, jogo realizado em Sorocaba.

Sagrou-se campeão do Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 1962, atual A2, depois de vencer a final disputada em melhor de três jogos contra o América de Rio Preto. a partida decisiva realizou-se na noite do dia 22/02/1963, em campo neutro, estádio do Pacaembu em São Paulo e, o São Bento saiu-se vencedor, 2 a 1, obtendo o acesso à Divisão Especial, atual A1.

Cerca de mais de três mil torcedores sorocabanos foram acompanhar a decisão no Pacaembu, quando caravanas foram formadas e até trens especiais colocados à disposição dos torcedores. Esta final histórica, apesar de realizada em 1963, referia-se ao Campeonato de 1962.

Na década de 60 o clube obteve suas melhores colocações no Paulistão. Logo no ano de estréia, como o Caçula da Divisão Especial de 1963 terminou a competição na quarta colocação à frente de Corinthians e Portuguesa. Nos anos de 64, 65 e 68 ficou em sexto e em 66, 67, 69 e 1970 em oitavo.

O São Bento utilizou de seu estádio por mais de 44 anos e, com a inauguração do estádio municipal de Sorocaba em outubro de 1978, o velho estádio foi desativado e caiu em abandono. A partir de então, o estádio municipal jornalista Walter Ribeiro, o popular CIC tornou-se a praça de esportes onde o São Bento sedia seus jogos oficiais ate os dias atuais.

Em 1979, o São Bento disputou seu primeiro campeonato a nível nacional, a V Copa Brasil, atual Série A do Brasileiro, ficando na honrosa 15ª colocação entre os 94 clubes participantes, sendo este campeonato considerado até os dias de hoje, o maior campeonato de futebol profissional do mundo em numero de participantes.

Vale lembrar que a dupla de zagueiros titulares da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1974, Luís Pereira e Marinho Peres foram revelados pelo São Bento.

O Azulão como é carinhosamente conhecido, permaneceu na elite do futebol paulista por 29 anos ininterruptos ate que em 1991 foi rebaixado a Divisão Intermediaria, atual A2 e, em 1994, devido a reformulações da FPF, passou a disputar a recém-criada Série A3 do Campeonato Paulista, equivalente a Terceira Divisão.

Em 2001, o Azulão conquistou o título de campeão da Série A3 do Campeonato Paulista, conseqüentemente o acesso à Série A2 e no ano seguinte, em 2002, mais um título, o de campeão da Copa Estado de São Paulo, atual Copa Paulista.
Em grande fase, em 2005, o clube conquistou uma das quatro vagas de acesso e voltou a participar do Paulistão em 2006. Mas a permanência na Série A1 durou apenas duas temporadas e, em 2007, acabou sendo rebaixado novamente para a Série A2.
Em 2008, a equipe chegou a alcançar o quadrangular final, mas não conseguiu o acesso. Nos anos seguintes, em 2009, não passou da primeira fase, ficando em 12º lugar na classificação final e, em 2010, também não passou da primeira fase, ficando em 10º lugar na classificação final.

Como 9º colocado do Grupo 2 da Serie A2 de 2011, o clube foi rebaixado.
Em 2012, em disputa da Terceirona, o clube não passou da primeira fase, ficando em 9º lugar.

Em 2013, conquistou do título de campeão do Campeonato Paulista da Série A3, conseqüentemente o acesso à Série A2. No primeiro semestre de 2014, o São Bento ira disputar a Serie A2 do Campeonato Paulista e, no segundo semestre, a Copa Paulista.

Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)
luizcarloseden@gmail.com
Presidentes  David Ferrari Júnior
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  São Bento/SP [BRA] São Bento/SP [BRA] São Bento/SP [BRA] São Bento/SP [BRA] São Bento/SP [BRA] São Bento/SP [BRA]
Uniforme 
Mascote  São Bento/SP [BRA]