Vitoriense/RS [BRA]

Atualizado em 24/09/2016
Nome Oficial Esporte Clube Vitoriense
Fundação  21/08/1910
Status Atual  Extinto
Endereço  Rua Gal Portinho, s/n
Bairro  Centro
Cidade  Santa Vitória do Palmar
Estado  Rio Grande do Sul
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Veterano
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Vitoriense
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial  Sport Club Vitoriense
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico  O Esporte Clube Vitoriense é uma agremiação do município de Santa Vitória do Palmar (RS). Fundado no dia 21 de Agosto de 1910, tem a sua Sede na Rua Gal Portinho, s/n, no Centro da cidade.
O 1º presidente da instituição foi o Hugo de Oliveira Vasques e assim começou a caminhada desta agrupação que tanto honra o esporte da terra, embora lacunas históricas ainda venham a preencher os seus arquivos, inclusive não sabendo a origem da mudança de suas cores para verde-negro.

HISTÓRIA

Logo após a introdução do esporte futebolístico Bretão, em Santa Vitória do Palmar foi tomando gosto por tal atividade social e desportista. Fatos contribuíram para que isso acontecesse: a proximidade com Montevideo, no Uruguai e, portanto o isolamento e, por conseguinte, fazendo com que, além das corridas de cavalos, nada proporcionasse aos conterrâneos.

Mas o relato se traduz na fundação do Veterano, como lá é conhecido e que discute-se alguns momentos de sua criação. A Sociedade Recreativa adiantou-se no tempo para a prática desse esporte e além do mais, embora a fundação da antiga associação seja comemorada em 21 de Agosto de 1910, com justa razão, esta surgiu de outro grupo que se denominou Club Recreio Vitoriense, criado anteriormente a essa data e que foi a matriz da instituição.

Já em outubro de 1910 com o nome de Sport Club Vitoriense, começam as suas lides esportivas, dando início a trajetória desse clube no jornal República de 19 desse mês, havia o convite para uma pugna de foot-ball entre sócios do mesmo, porque não existiam congêneres para a disputa entre rivais, o que aconteceu em 1912, com a fundação do Sport Club Rio Branco, embora seja conhecida outra agremiação chamada de E. C. Vencedor, que até hoje, não temos informações orais ou escritas dele.

As cores das camisetas que serviram para distinguir os adversários eram Azul e Encarnado (vermelho), fato que já havia acontecido no clube pioneiro. Mais tarde, ainda assim, vestidos com as mesmas casacas, o jornal noticiava outro grande match para o dia 23 desse mês e o que é o mais importante, este semanário informava as escalações dos times que deveriam ser formados por estes moços que estão na foto de 1910, e que cremos ser, a mais antiga.

Escalação dos quadros.

Team azul:
Gool-Keeper - Alfredo Antunes
Backs - Osmã Azambuja, Francisco Costa E Manoel Machado;
Forwards - Hugo Vasques, Victorino Moreno, José F. Farias, Antonio Estrella e Joaquim Calvete (capitão).

Team Encarnado:
Gool-Kepper - Annibal Polycarpo;
Backs - Theobaldo Rotta e Atílio Patella;
Half-back - Odilon Rodrigues, Walter Vianna e Pedro Leonetti;
Fowards - Nicolau Rodrigues, Mario Dias, José Vitório Torino, Vicente Plastina e Faustino Oliveira(capitão).

O jogo foi no campo que era usado para as carreiras de cavalos e que hoje é o local do campo do Vitoriense, na Rua João Telles, para o lado leste (deve ser a Av.Bento Gonçalves).

Em 1915 foi construído um pavilhão de madeira com telhado de zinco para dar mais comodidades aos torcedores, mas assim mesmo, a assistência era reduzida, talvez devido ao pouco tempo de atividades esportivas e falta de costume dos desportistas.

Pesquisa e redesenho do escudo 1 e seu uniforme: Sérgio Mello
Fonte: Filatélica Zeppelin, Planeta Sul, Homero Suaya Vasques Rodrigues
Presidentes  1940: Bonifácio Corrêa
1910: Hugo de Oliveira Vasques
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Vitoriense/RS [BRA]
Uniforme  Vitoriense/RS [BRA]
Mascote