Ypiranga/BA [BRA]

Atualizado em 27/03/2016
Nome Oficial Esporte Clube Ypiranga
Fundação  07/09/1906
Status Atual  Em atividade
Endereço  Estrada Velha de Ipiranga, Km 2,4
Bairro  Vila Canária
Cidade  Salvador
Estado  Bahia
CEP  41390-710
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (71)241-1681
Apelido  O mais querido
Mascote  Canário
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Ypiranga
Grafia Orig. Oficial  Sport Club Ypiranga
Site Oficial 
Outros Sites  http://ec.ypiranga.zip.net/
Outros Sites 
Estádios  Roberto Santos (Pituaçu), Salvador/BA, Brasil
Arthur Moraes (Campo da Graça), Salvador/BA, Brasil
Octávio Mangabeira (Fonte Nova), Salvador/BA, Brasil
Octávio Mangabeira (Arena Fonte Nova), Salvador/BA, Brasil
Campo da LAET (Campo de Brotas), Salvador/BA, Brasil
Campo dos Martyres, Salvador/BA, Brasil
Junqueira Ayres, São Francisco do Conde/BA, Brasil
Alberto Oliveira (Jóia da Princesa), Feira de Santana/BA, Brasil
Edgard Santos, Simões Filho/BA, Brasil
Galdino Leite (Vila Canária), Salvador/BA, Brasil
Histórico  O Esporte Clube Ypiranga é uma agremiação da Cidade de Salvador (BA). O Aurinegro, clube do coração de Jorge Amado (um dos maiores escritores do país), é o 3º clube com mais títulos baianos, depois do Bahia e do Vitória, com 10 conquistas. E também um dos mais tradicionais clubes baianos. No início do século XX, jovens excluídos da sociedade por vários motivos, principalmente por fatores étnicos, sociais e econômicos e por conta disso, impedidos de participaram de clubes de futebol no Brasil.

Com isso, decidiram fundar um clube que unisse o povo pobre da cidade em detrimento dos privilégios das elites, surgiu o Sport Club Sete de Setembro, em 17 de abril de 1904, mas que em 07 de Setembro de 1906, surge uma nova equipe, agora chamada de Sport Club Ypiranga, nome escolhido por causa da conjuntura nacional do momento.

A partir daí então o Esporte Clube Ypiranga figurou como destaque no cenário baiano, ganhando 10 títulos estaduais (sete de forma invicta), assim como também 10 vezes ficou como segundo colocado. Já no Campeonato Baiano da 2ª Divisão, o clube detém 2 títulos, um conquistado em 1983 e outro em 1990 (de forma invicta). A categoria Juvenil do Ypiranga também conquistou diversos títulos ao longo dos anos.

Nos idos de 2005 a situação chegou ao fundo do poço, com o seu patrimônio físico totalmente degradado, quadro associativo inexistente e sem disputar mais futebol profissional, a ponto do seu presidente Bernardo divulgar o seguinte texto:
"Não vamos enganar ninguém. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, mas precisamos da ajuda dos verdadeiros torcedores do Ypiranga".

ATUALIDADE

A administração de Emerson Ferretti (ex-jogador) e Valdemar Filho tem trabalhado para recuperar os tempos de glórias e vitorias, o time profissional disputou o Campeonato da Segunda Divisão de 2010 depois de 3 anos ausente, em 2011 quase subiu para a primeira ficando em terceiro. Na Segunda Divisão de 2012, o Ypiranga conseguiu chegar às semifinais.

Contudo, foi eliminado pela Jacuipense, que mais tarde seria derrotada na final pelo Botafogo. O time juvenil já disputou a Copa 2 de Julho duas vezes, competição internacional realizada na Bahia, e também disputou, junto com o time infantil, o Campeonato Baiano da categoria. Em março de 2012, assinou contrato com a fornecedora de material esportivo italiana Lotto. Porém, em fevereiro de 2013, o clube fechou um novo contrato com a brasileira Super Bolla. Nesse ano, o time não foi bem na Segunda Divisão, permanecendo apenas na sétima colocação.

No fim de 2013, focando na competição de 2014, o clube se reformulou administrativamente contratando novos diretores para as áreas jurídica, de futebol e de marketing. No jurídico assumiu como diretor o advogado Ricardo Maracajá, especialista em direito tributário e administrativo, com ele veio o novo gerente jurídico Fernando Santos, advogado especialista em direito civil.

Com o lançamento do plano de sócio-contribuinte, será iniciada a reestruturação do CT da Vila Canária e, assim, poder disponibilizar seu parque aquático aos seus associados e também modernizar a estrutura do futebol.

Pesquisa do Texto: Sérgio Mello (com parágrafos inseridos por Gerson Rodrigues)
Redesenho dos escudo 2 e 4 e seus uniformes: Sérgio Mello
Fontes: Blog Botões para Sempre, Filatélica Zeppelin
Presidentes  2009: Wlademar dos Santos Filho
2008: Antônio Filho
2005: Bernardo Improta
1985: Walter Serra de Brito
1981: Augusto Maia
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Ypiranga/BA [BRA] Ypiranga/BA [BRA] Ypiranga/BA [BRA] Ypiranga/BA [BRA]
Uniforme  Ypiranga/BA [BRA] Ypiranga/BA [BRA]
Mascote