Ituano SC/SP [BRA]

Atualizado em 15/04/2014
Nome Oficial Ituano Sociedade Civil de Futebol Ltda.
Fundação  24/05/1947
Status Atual  Mudou de nome
Endereço  Avenida Doutor Prudente de Moraes, 435
Bairro 
Cidade  Itu
Estado  São Paulo
CEP  13309-050
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (11) 4013-0763
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Nome Anterior  Ituano
Nome Posterior  Ituano
Equipe Ranqueada  Ituano
Site Oficial  http://www.ituano.esp.br
Outros Sites  http://www.ituano.net/
Outros Sites  http://www.ituanofc.com.br
Estádios  Novelli Júnior, Itu/SP, Brasil
Walter Ribeiro (CIC), Sorocaba/SP, Brasil
Romildo Vitor Gomes Ferreira (Romildão), Mogi Mirim/SP, Brasil
Jaime Pinheiro de Ulhoa Cintra, Jundiaí/SP, Brasil
Serra Negra, Piracicaba/SP, Brasil
Benedito Teixeira (Teixeirão), São José do Rio Preto/SP, Brasil
Histórico  Nomes Anteriores : Ferroviário e depois Ituano Futebol Clube

O Ituano é a continuação da Associação Atlética Sorocabana, que participou dos campeonatos da terceira divisão entre 1956 e 1960. A Sorocabana foi fundada por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana. Após permanecer três temporadas afastada dos campeonatos, a Sorocabana reapareceu em 1963 para disputar o campeonato da terceirona e, no final do torneio, parou com o futebol.

Ituano, assim como a maioria dos clubes do interior paulista, teve sua origem relacionada uma associação esportiva de funcionários ferroviários. Empregados da Estrada de Ferro Sorocabana, loteados em Itu e na região fundaram em 24 de maio de 1947 a Associação Atlética Sorocabana, que na década de 60 seria transformada em Ferroviário Atlético Ituano, até chegar em 1990 no Ituano Futebol Clube dos dias atuais.O Ituano começou a se desenhar como efetivo representante da cidade de Itu no futebol a partir de 1977 quando um grupo de esportista da cidade, dispostos a recolocar Itu no profissionalismo, unificou o futebol da cidade em torno do Ferroviário Atlético Ituano (FAI), reativou a Liga Ituana de Futebol e em 1978 conseguiu disputar novamente o campeonato da terceira divisão de profissionais da Federação Paulista de Futebol.Em 1982 a Federação Paulista de Futebol reestruturou seus campeonatos promovendo o Ferroviário Atlético Ituano (FAI) segunda divisão.
Nesta época o time já era caracterizado pelas cores atuais: vermelho e preto, sendo por esta razão conhecido desde então como o rubro-negro de Itu. No futebol profissional, a primeira campanha que realmente contagia a cidade acontece em 1984, quando o time de Itu conquista o ttulo de campeão da fase classificatória da Segunda Divisão. O clima de euforia com tal conquista fortalece ainda mais os laços entre o Ituano e os torcedores de futebol da cidade dando origem primeira torcida organizada do Ituano, a TUGI - Torcida Organizada do Galo Ituano, fundado naquele mesmo ano de 1984.


O ano de 1989 foi um marco histórico para o Ituano. Na época, ainda atentendo pelo nome de Ferroviário Atlético Ituano, o clube conquistou o ttulo de Campeão Paulista da Divisão Especial e consequentemente o tão sonhado acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista. A partir de 1990 o futebol de Itu ganhou outra dimensão ao ter o time da cidade pela primeira vez entre os "grandes" do futebol paulista. Marcando essa transformação e vinculando definitivamente o time cidade, passa a se chamar Ituano Futebol Clube. Em 1993 o Ituano foi rebaixado para a Série A-2, retornou para a Série A-1 em 1997 e dois anos depois caiu novamente de divisão.

Em maio de 1999 a empresa Ituano Sociedade de Futebol Ltda, através de sua presidente Érika Sheila Adrigo Minelli, assume a administração do futebol do Ituano FC. A partir daí, numa filosofia de total profissionalismo começam a desenvolver um trabalho sério na busca do melhor para o Ituano. A prova disto a campanha realizada pela equipe profissional na qual, desde a gesto Ituano Sociedade de Futebol Ltda., conquistou títulos inéditos em sua história como o Campeonato Paulista da 1 Divisão de 2002, Campeonato Brasileiro da Série C em 2003, além de disputar a Copa do Brasil. A equipe profissional também excursionou pela Europa três vezes neste período, onde foi campeão da Sempione Cup (1999) na Suiça.



Em 1977 ressurgiu como Ferroviário Atlético Ituano (FAI), por iniciativa de esportistas da cidade, como Sérgio Fioravante, Otávio Boni, José Cláudio Carneiro (ex-ponta direita do bicampeão Clube Atlético Ituano), Vicente Elias Schanoski, Chiquito Pezzodipane e outros, passando a ocupar o lugar da extinta equipe da Sorocabana até que no início da década de 90 - após mudanças no estatuto que possibilitou a reeleição do então presidente Domingos Francischinelli -, passou a chamar-se Ituano Futebol Clube.

Promovido para a Divisão Especial em 1987, vence o campeonato de 1989 e adquire o direito de participar do campeonato da divisão principal do futebol paulista de 1990. No primeiro campeonato, o Ituano acabou em uma honrosa 11ª colocação entre 24 participantes. Em 1992 muda seu nome para Ituano Futebol Clube. Em 1994, após ocupar a última posição no campeonato, o clube é rebaixado para a série A-II. Em 1996, com o vice-campeonato na Série A-II, o Ituano volta a Série A-I.

Em 2002, por mudanças na forma de disputa do Paulistão, disputou com outras 11 equipes paulistas o título da série A-1 e, como campeão, garantiu o direito de brigar pelo título de super campeão paulista de futebol.
A partir de 2009 volta a ser chamar Ituano FC, após a mudança da empresa gestora.
Presidentes  2007: Ademir Francisco de Campos
Erika Sheila Adrigo Minelli
Hino  Autor: Carlos Roberto de Jesus Polastro

Galo rubro negro altaneiro
Forte, valente e audaz
És um gigante guerreiro
Ituano, você é demais

Vencedor, sempre em frente
Não há ninguém com uú
Joga essa bola na rede

Ah, rubro negro de Itu
Olê Olá pode o mundo se acabar
Olê Olê vamos sempre com você
Não há ninguém como uú
Ah, rubro negro de Itu

Ituano, Ituano, Ituano...
Que coisa linda, és o maioral!
Dentro de campo, um só pensamento
Outra vitória, seu lema é ganhar

Sua bandeira balança
Distinto e amado brasão
A grande massa proclama
Ituano, és o grande campeão!
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Ituano SC/SP [BRA]
Mascote  Ituano SC/SP [BRA]