Itumbiara/GO [BRA]

Atualizado em 20/11/2015
Nome Oficial Itumbiara Esporte Clube
Fundação  09/03/1970
Status Atual  Em atividade
Endereço  Rua Dona Dulica, 29
Bairro  Centro
Cidade  Itumbiara
Estado  Goiás
CEP  75520-190
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (64) 3431 2004/ (64) 3404-6926
Apelido  Gigante do Vale, Tricolor da Front.
Mascote 
Uniforme  Vermelho, Azul e Branco
Nome Anterior  Nacional
Nome Anterior  Goiás(I)
Equipe Ranqueada  Itumbiara
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial  www.itumbiaraesporteclube.com.br
Outros Sites  www.itumbiaraec.com.br
Outros Sites 
Estádios  Juscelino Kubitscheck (JK), Itumbiara/GO, Brasil
Gilmar Alves de Oliveira, Bom Jesus/GO, Brasil
Onofre de Cubas, Itumbiara/GO, Brasil
Histórico  Nasceu da união do Nacional e Goiás (O Nacional posteriormente retornou à ativa)

Vice-campeão 2ª Divisão/2003 e campeão goiano em 2008.

No dia 4 de março de 1970, o Nacional Esporte Clube e Goiás Esporte Clube reuniram-se para tratar do afastamento de ambos das atividades profissionais junto à Federação Goiana de Futebol, cedendo seus patrimônios a título de empréstimos, à nova entidade que surgia: o Itumbiara Esporte Clube.

No dia 09 de março, às 19:30 horas, desportistas de Itumbiara sócios do Goiás e Nacional, reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral de Santa Rita com a finalidade de fundarem nova agremiação. Às 21:30 horas, sob a presidência de Lucas Martins dos Santos, foi convocada nova Assembléia geral para eleger a primeira diretoria, apreciar os estatutos e escolher as cores do time. Estas ficaram sendo azul, que era do Goiás, vermelho do Nacional e branco, por ser das duas equipes.

O processo de criação de uma nova equipe, foi bastante discutido entre desportistas, cronistas esportivos e torcedores, o que acabou culminando no Gigante do Vale, ou tricolor da fronteira como é conhecido carinhosamente mencionado por todos aqueles que são amantes do futebol e que ao longo de seus 35 anos de existência o Itumbiara Esporte Clube, conseguiu proporcionar inúmeras alegrias a galera do sul de Goiás.

A equipe do Itumbiara Esporte Clube, filiou-se a Federação Goiana de Futebol no dia 06 de abril de 1970.

Para comemorar o surgimento do Itumbiara E.C., foi acertado um jogo amistoso para o dia 08 de março de 1970, com a equipe da Floresta, de Uberlândia segundo time da cidade mineira na época. Ao final do jogo placar mostrava um empate de 3x3, sendo o primeiro gol da história do Itumbiara anotado por Lindomar. Neste compromisso o tricolor alinhou com a seguinte formação: Adilson, Paulo Branco, Vavá, Darmem e Aderbal, Maciel, Tite, e Luizinho, Euripedes, Lindomar e Manezinho.

Após várias partidas amistosas no preparativo para o campeonato goiano, o Itumbiara fez sua estréia na competição no dia 4/6/70, jogando em casa com o América de Morrinhos, em partida disputada no Goiazinho e após o confronto o resultado era igual, de um gol para cada lado, onde Manezinho Garrote, foi o autor do primeiro gol em partidas oficiais do Itumbiara.

Em sua estréia no goianão, o Itumbiara formou da seguinte forma; Adilson, Expedito, Vavá, Darmem e Aderbal. Pacuzinho, Tite e Robertinho, Euripedes, Manezinho e Edson.

Jogadores que marcaram:

Lindomar Martins da Silva, natural do povoado de Sarandi, município de Itumbiara, nasceu no dia 03/11/1947, tendo chegado para o Goiazinho aos 15 anos de idade, sendo profissionalizado um ano depois, jogando até 1970, quando surgiu o Itumbiara, agremiação que defendeu até julho do mesmo ano, abandonando o futebol prematuramente, preferindo cuidar de seus negócios particulares. Mesmo tendo atuado pouco pelo Itumbiara, Lindomar tem seu nome anotado nas páginas da história do clube, por ter sido o autor do primeiro gol da equipe do Gigante do Vale.

Manoel Antônio de Oliveira (Manezinho Garrote), nasceu no povoado do Campo Limpo, município de Itumbiara no dia 13/02/1947, já ao 11 anos era o ídolo maior da equipe do Estrelinha de nossa cidade, devido as grandes atuações proporcionadas em todas as partidas em que atuava e diante de todas estas exibições foi chamado por Jaime Rosa, para defender o time do Goiazinho.
Em 1968 foi contratado pelo Nacional, o grande rival do Goiazinho, contribuindo muito para que o Galo conseguisse se classificar para a segunda divisão do Estado de Goiás. Dois anos depois se transferiu para o Itumbiara, onde teve seu nome gravado na história do clube, como o autor do primeiro gol em partidas oficiais e abandonado o futebol de forma prematura, já que naquela época não oferecia uma boa remuneração.

Um dos momentos mais trágicos da história do Itumbiara Esporte Clube, foi a morte do jogador Geraldo, em uma partida disputada na cidade de Jataí contra a equipe local.

Foi campeão estadual goiano em 2008 e ganhou o direito de disputar a Copa do Brasil em 2009. Jogou contra o Corinthians em um jogo que marcou a estreia oficial do jogador Ronaldo Fenômeno no time paulista após vários anos jogando na Europa.
Presidentes  2009-2011: Roberval Mortoza
2006: Ailton Costa
2004: Marino Roberto Miqueline
1970: Modesto de Carvalho
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA]
Uniforme  Itumbiara/GO [BRA] Itumbiara/GO [BRA]
Mascote  Itumbiara/GO [BRA]