Manaós Sporting/AM [BRA]

Atualizado em 11/07/2015
Nome Oficial Manaós Sporting Club
Fundação  02/07/1913
Status Atual  Extinto
Endereço  Rua Monsenhor Coutinho
Bairro  Centro
Cidade  Manaus
Estado  Amazonas
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Time encarnado ou reds
Mascote 
Uniforme  Camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas
Equipe Ranqueada  Manaós Sporting
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Parque Amazonense (Prado), Manaus/AM, Brasil
Bosque Municipal, Manaus/AM, Brasil
Histórico  O clube foi fundado no dia 02 de Julho de 1913, pelo cirurgião-dentista Fábio Loureiro (comunidade portuguesa) que, após chegar da faculdade de odontologia da Pensilvânia (EUA), reuniu os jovens Manuel Gesta, Luiz Costa, Onias e mais alguns funcionários dos correios para juntos fundarem um novo clube de futebol.

Inicialmente, sua sede social localizava-se na residência da Rua Quintino Bocaiúva, 84, no Centro de Manaus. O seu campo oficial era na Praça Floriano Peixoto, no Bairro da Cachoeirinha, e que anos antes havia pertencido ao extinto Racing. Durante os anos de 1913 a 1915,o Manáos Sporting foi a terceira força do futebol amazonense, só sendo superado pelo Manáos Athletic e pelo Nacional. Devido a cor de sua camisa, o clube era chamado pela imprensa de time encarnado ou reds.

A partida inaugural do Manáos Sporting aconteceu no dia 17 de agosto de 1913, na derrota por 3 a 0 para o Nacional (gols de Cícero, duas vezes, e Cazuza), no campo do Bosque Municipal. O Sporting entrou em campo com a seguinte equipe: Pucú; Marçal e Areolino; Gesta, Américo e Benévolo; Antongini, Luiz, Silvio, Loureiro e Sylla.

Em novembro de 1914, o clube se aventurou pelo interior. Foi o primeiro clube do futebol manauara a jogar em Itacoatiara. No duelo realizado na pequena cidade, ganhou do combinado itacoatiarense por 2 a 0.

Com a criação da liga amazonense e a realização do campeonato de 1914, o Manáos Sporting se inscreve para participar das duas divisões do certame. Na sua estreia, goleou o Rio Negro por 5 a 2, mas acabou sucumbindo perante o Manáos Ahtletic e Nacional. Contudo, o Segundos Quadros teve melhor desempenho, conquistando o título da 2ª Divisão.

Já no campeonato de 1915, o Manáos Sporting teve melhor colocação, terminando com o vice-campeonato. E o seu time reserva novamente conquistava o título de bicampeão da 2ª Divisão.

No Estadual de 1916, o Sporting continuava a fazer bonito na 2ª Divisão, conquistando o tricampeonato. Em 1918, o clube mudava sua sede para a residência da Rua 13 de Maio (atual Avenida Getúlio Vargas), 06, no Centro de Manaus.

Já em 1919 sua sede era novamente transferida para a Rua Tenreiro Aranha, também no Centro da capital amazonense. Já quase próximo de sua extinção, em 1927, o Sporting tinha sua sede na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro.

Em 1929, o Manáos Sporting conquistava o único título de campeão do Campeonato Amazonense de sua história, com o seguinte time: Praxísteles; Mariozinho e Ricardo; Henrique, Mário Guedes e Oscar; Dico, Tácito, Sópholes, João Losta e Leal.

Em 1930, o Manáos Sporting sofria a maior goleada de sua história. Em partida válida pelo Estadual, no campo dos Bilhares, o time vermelho era massacrado pelo Rio Negro por 10 a 2. Em 1931,o Manáos Sporting encerrava suas atividades para sempre. O clube participou de todas as edições do campeonato amazonense, entre 1914 a 1931.

O escudo foi encontrado em papel timbrado por Guilherme Nascimento, em arquivos de correspondências enviados ao Santos FC, repassado ao Rodolfo Stella. As outras versões deste escudo provavelmente foram retiradas de fotos do uniforme.

Fontes: RSSSF, Julio Diogo, Jose Ricardo Caldas Almeida, Prof. Gaspar Vieira Neto.
Arte do escudo: Antonio Ielo.
Arte do Uniforme: Sérgio Mello
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Manaós Sporting/AM [BRA] Manaós Sporting/AM [BRA] Manaós Sporting/AM [BRA]
Uniforme  Manaós Sporting/AM [BRA] Manaós Sporting/AM [BRA]
Mascote