Maranguape/CE [BRA]

Atualizado em 13/01/2016
Nome Oficial Maranguape Futebol Clube
Fundação  17/11/1997
Status Atual  Em atividade
Endereço  Rua Coronel Afro Campos, 465
Bairro  Centro
Cidade  Maranguape
Estado  Ceará
CEP  61940-000
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (88) 3341-0843
Apelido  Equipe Serrana, Gavião da Serra
Mascote 
Uniforme  Verde e Branco
Equipe Ranqueada  Maranguape
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial  www.maranguapefc.com.br
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Horácio Domingos de Sousa (Domingão), Horizonte/CE, Brasil
Getúlio Vargas (Presidente Vargas), Fortaleza/CE, Brasil
Francisco Cardoso de Morais (Moraisão), Maranguape/CE, Brasil
Histórico  No início, o campeonato estadual era a apenas a competição de uma cidade. Todos os participantes eram de Fortaleza/CE. A primeira equipe de fora de Fortaleza a participar do estadual foi o Maranguape Foot-Ball Club que foi fundado em 14 de a gosto de 1914, tendo participado dos primeiros campeonatos cearenses organizados pela Liga Cearense Metropolitana de Futebol.

O primeiro campeonato estadual em que teve a participação do Maranguape foi em 1915, onde participaram também as equipes do Ceará, Stella e Rio Negro. Em 1916, ano em que o Maranguape Foot-Ball Club conseguiu chegar a sua primeira final, sendo realizada a partida no dia 06 de agosto de 1916, o Ceará consagrou-se bi-campeão, vencendo por 2 a 0.

Sete anos depois, foi fundado o Maranguape Sporting Club que participou do campeonato cearense de 1926, onde após acabar o estadual, encerrou suas atividades.

Depois de 76 anos, a cidade serrana volta a ter um representante na divisão principal, é o Maranguape Futebol Clube, fundado curiosamente no mesmo dia do aniversário de sua cidade, dia 17 de Novembro de 1997.

Afiliou-se a Federação Cearense de Futebol no ano seguinte, com intuito de participar da 2ª divisão, campeonato em que terminou na 5ª posição. O alviverde serrano conseguiu o acesso em 2001, quando terminou a segundona em 2º lugar, subindo para a elite do estadual. O destaque do Gavião naquele ano foi Berin, com 26 gols.

Em 2002, o Maranguape não se mostrou um coadjuvante comum e mostrou para o que veio, conseguindo o 1º lugar isolado no primeiro turno do estadual. No quadrangular final o verdão não repetiu a atuação anterior, e foi eliminado com 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas.

No ano posterior, o Gavião da Serra era um dos favoritos entre os clubes do interior. A equipe comandada pelo grande técnico do futebol cearense Flávio Araújo conseguiu ser líder isolado mais uma vez do 1° turno , mas acabou perdendo em casa para o Ceará na semi-final por 2 a 0. Esse resultado acabou abalando o ânimo da equipe para o 2° turno, que ficou apenas na 6ª posicão. Mas, na classificação geral do campeonato o Gavião da Serra alcançou a 3ª posição, sendo até hoje a melhor colocação já alcançada pelo Maranguape em campeonatos cearenses da 1ª divisão.

Em 2005 no elenco, permaneceram alguns atletas conterrâneos e por este motivo, a diretoria teve que investir em contratações de jogadores de estados vizinho. Mas o time não correspondeu as expectativas, e acabou a competição na lanterna do campeonato, voltando para a segundona.

No ano de 2006 a equipe maranguapense fez uma campanha regular e conseguiu se manter terminando a competição em 6º lugar. Lembrando que neste ano o Gavião da Serra não perdeu nenhum no Moraisão e revelou o prata da casa meio campista Everton, que hoje brilha nos gramados de grandes clubes brasileiros.

Em 2007 o Maranguape foi rebaixado para a 2ª divisão com uma apresentação não muito agradável. Na última rodada o time ainda com chances de permanecer na 1ª divisão, levou uma goleada para o Icasa em pleno estádio Moraisão, 6 a 1.

Em 2008, o Maranguape voltou novamente para a 1ª divisão do cearense conseguindo o seu terceiro vice-campeonato, sendo derrotado na final em disputa de penaltis com Guarany de Sobral em casa.

No ano seguinte, a diretoria montou um elenco que foi considerado o melhor que já passou por Maranguape, com jogadores que já foram destaque no clube. o Gavião da Serra fez uma ótima campanha no estadual, tendo até destaque na imprensa nacional após a classificação para o quadrangular final do 1º turno, mas acabou sendo eliminado pelo Ferroviário no Castelão. No 2º turno o time caiu de produção, deixou se abater e no final do campeonato, perdeu a vaga no quadrangular para o Ferroviário e Guarany de Sobral. A equipe ficou na 5ª posicão na classificação geral.

Já em 2010, o número de participantes do Campeonato Cearense subiu, em vez de 10, foram 12 clubes. Mas o Maranguape acabou outra vez sendo rebaixado para a segundona. Na última rodada, a equipe terminou a competição em 11º ao ser derrotado por 3 a 1 em Horizonte. Foi neste jogo contra o Galo que Nozinho, ídolo do time, marcou seu último gol com a camisa do Maranguape.

Mesmo não conseguindo o acesso em 2011 e ficando em sexto lugar na classificação, o Maranguape se destacou em outras competições. Com a garotada do sub-17, o time serrano ficou com vice-campeonato do Cearense. Foi também apostando nos talentos maranguapenses que o Gavião da Serra chegou nas semi-finais da Copa Unimed, campeonato que daria ao campeão uma vaga na Copa do Brasil 2012.

No ano de 2012 o Gavião da Serra desapontou na 2ª divisão. Com uma atuação pífea o time serrano escapou do rebaixamento após vencer duas vezes o Barbalha (4 a 2, 1 a 0).

Fonte: Site oficial
Presidentes  2014: Abner Monteiro Nunes Cordeiro

2007: Alvino Moreira

2006: Abner Cordeiro
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Maranguape/CE [BRA]
Uniforme 
Mascote  Maranguape/CE [BRA]