Rivalo Apostas Esportivas

Olímpico/AM [BRA]

Atualizado em 05/09/2016
Nome Oficial Olímpico Clube
Fundação  17/10/1938
Status Atual  Amador
Endereço  Avenida Constantino Nery, 1105
Bairro  Presidente Vargas
Cidade  Manaus
Estado  Amazonas
CEP  69010-160
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (92) 3233-3652
Apelido  Clube dos Cinco Aros
Mascote 
Uniforme  Camisa azul marinho, destacando a gola e punhos com frisos em branco-azul-vermelho e calções azuis na mesma tonalidade das camisas
Equipe Ranqueada  Olímpico
Grafia Orig.  Olympico
Grafia Orig. Oficial  Olympico Club
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Vivaldo Lima (Tartarugão ou Vivaldão), Manaus/AM, Brasil
Parque Amazonense (Prado), Manaus/AM, Brasil
Histórico  O Olimpico Clube foi fundado com o nome de Olympico Club em 1938, no porão da casa nº 233, da rua José Clemente, bem ao lado do hoje Bar Caldeira, residência do despachante Eduardo Nogueira, o velho Dudu. Era um dos times de futebol da nossa Manaus que se vestia com mais elegância, o chamado - clube dos cinco aros, a paixão do grande cronista do passado, Belmiro Vianez. Podia ser o time titular, aspirantes ao juvenil, o cuidado era o mesmo. Todos desfilavam garbosamente e quando se tratava, principalmente das paradas esportivas, nas manhãs do dia 5 de setembro, quando então a bizarria olympica se acentuava. Três títulos no futebol, dois no regime amador e um no profissionalismo.

UNIFORMES - O time titular do Olympico de 1943, fez boa figura no campeonato oficial com alguns jogadores já consagrados como Sálvio, Tuta, Nestor, Almir, Cabral e contou com alguns - importados -, como a dupla Marcos Gonçalves e Orlando Bendelak, Chinelo e o arrojado goleiro Garcia que na temporada anterior destacara-se defendendo o frágil Independência. Camisas em azul marinho, com escudo ao peito destacando os cinco aros, gola e em vermelho-branco e azul e calções azuis. Era um de seus principais uniformes.

Além desse equipamento, o mais tradicional, o Olympico possuía outros e a cada ano apresentava modelos diferentes, sempre mais vistosos, sem desprezar suas cores: azul, vermelho e branco. O que marcou muito o clube dos cinco aros foi o uniforme azul marinho, destacando a gola e punhos com frisos em branco-azul-vermelho e calções azuis na mesma tonalidade das camisas. Esse foi o que mais tempo de vida teve. Durou até o time deixar de disputar o campeonato, já no profissionalismo. Voltou ao profissionalismo em 2010.

O Olímpico, que foi um dos clubes que ajudou a fundar a Federação Amazonense de Futebol (FAF), mantém um recorde no estadual que perdura há décadas: O jogador Quinha é o maior artilheiro em um jogo do estadual, quando marcou nove gols no jogo vencido pelo Olímpico com o placar de 14 a 1 diante do Independência, no dia 28 de dezembro de 1957, feito jamais igualado por outro jogador.

Depois de mais de 20 anos desativado, a equipe voltou a ativa em 2007, na disputa do Campeonato Amazonense da Série B. Todavia, após alguns resultados negativos, quando enfrentaria o CDC em Manicoré, não chegaram a tempo por causa de uma forte tempestade com ventania durante a viagem de barco até o município de destino e perderam por W.O..

O clube utilizou o argumento de que houve um caso fortuito com força da natureza no barco em que estariam viajando e mesmo assim a FAF não aceitou o pedido de clemência e deram a viagem a Manicoré como inexistente. Como resultado, o clube foi banido por 2 anos de todas as competições amazonenses.

A decisão tomada pela entidade foi considerada por muitos exageradamente enérgica quanto a punição ao clube, já que todos sabiam das dificuldades que se tinha em viajar de Manaus a Manicoré.

Fonte: Prof. Gaspar Vieira Neto

Arte dos escudos 4 e 5 e seus uniformes: Sérgio Mello
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Olímpico/AM [BRA] Olímpico/AM [BRA] Olímpico/AM [BRA] Olímpico/AM [BRA]
Uniforme  Olímpico/AM [BRA] Olímpico/AM [BRA]
Mascote