Operário/PR [BRA]

Atualizado em 18/08/2016
Nome Oficial Operário Ferroviário Esporte Clube
Fundação  01/05/1912
Status Atual  Em atividade
Endereço  Rua Padre da Nóbrega, 265
Bairro  Vila Oficinas
Cidade  Ponta Grossa
Estado  Paraná
CEP  84040-090
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (42) 3222-2249
Apelido  Fantasma da Vila
Mascote  Fantasminha
Uniforme  Preto e branco
Nome Anterior  Operário SC
Equipe Ranqueada  Operário
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial  http://operarioferroviario.com.br/
Outros Sites  http://ghostats-davidaug.rhcloud.com/
Outros Sites 
Estádios  Germano Krügger (Vila Oficinas), Ponta Grossa/PR, Brasil
Janguito Malucelli (Janguitão, Ecoestádio), Curitiba/PR, Brasil
Histórico  O Operário Ferroviário Esporte Clube teria surgido, segundo relatos de ex-dirigentes e jornais da época, de um grupo de rapazes que, nos finais de semana, jogava com o time do Riachuelo e do Tiro de Guerra ponta-grossense, no campo do alto do cemitério. A data de fundação não seria 1º de maio, mas sim 7 de abril de 1913, como consta na primeira página do Diário dos Campos daquele dia: Temos a honra de levar ao vosso conhecimento que hoje em Vila Oficinas há um grupo de pessoas propensas a fundação de um clube que vai ser denominado de Football Club Operário Pontagrossense (sic).


Em 1914 o clube mudou de nome para Operário FC e em 1925 para Operário SC.


Em 15/05/1933 o clube muda para Operário Ferroviário EC, uma fusão do Operário SC e o CA Ferroviário (clube da RFFSA).


Fundaram o clube Raul Lara, Oscar Marques, Henrique Piva, Adolfo Piva, João Simonetti, João Holzmann Júnior, João Hoffman Júnior, Alexandre Bach e João Fernandes de Castro. O primeiro time formou com Piva, Bach, Azevedo, Souza, Simonetti, Piva II, Meister, Holzmann, Paulista, Wagner e Holger.


O apelido de Fantasma veio através da imprensa da Capital, que sempre mencionava que lá vem o Operário assombrar nossos times. Empurrado por sua fiel torcida, o alvinegro fez grandes campanhas em certames estaduais, com destaques para os títulos de 1961 (campeão paranaense da zona sul) e 1969 (campeão da segunda divisão). Nos anos de 79, 89, 90, 91 e 92, o clube disputou o campeonato brasileiro.


Incorporação em 1933


O nome Operário Ferroviário Esporte Clube, como é conhecido hoje, surgiu da incorporação ao Operário Sport Club do Clube Athlético Ferroviário, que era o grêmio dos funcionários da Rede Ferroviária. Na reunião realizada em 15 de maio de 1933, presidida por Luiz Guimarães, ficaram decididas as cores preto e branco e o nome atual. Participaram da reunião 48 associados.


A influência dos ferroviários foi decisiva para a formação das equipes de futebol que representaram o clube e também para o crescimento do patrimônio, uma vez que o local onde hoje está erguido o Estádio Germano Kruger pertenceu à Rede Ferroviária, bem como os terrenos da sede social.


Fontes: Arquivo pessoal, livro: "Imortal Operário Ferroviário: as histórias do fantasma da Vila das Oficinas", de Ângelo Defino
Presidentes  2009-2011: Carlos Roberto Yurk


1933: Ricardo Wagner


1914: João Fernandes de Castro


1913: Raul Lara
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA] Operário/PR [BRA]
Uniforme 
Mascote  Operário/PR [BRA]