Palmeiras(SJBV)/SP [BRA]

Atualizado em 15/03/2014
Nome Oficial Palmeiras Futebol Clube
Fundação  12/01/1924
Status Atual  Licenciado
Endereço  Avenida Dona Gertrudes, 221
Bairro 
Cidade  São João da Boa Vista
Estado  São Paulo
CEP  13870-110
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (19) 623-1436
Apelido  Lobo da Vila
Mascote 
Uniforme  Preto e branco
Equipe Ranqueada  Palmeiras(SJBV)
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Getúlio Vargas Filho, São João da Boa Vista/SP, Brasil
Octávio da Silva Bastos (CIC), São João da Boa Vista/SP, Brasil
Histórico  30 participações em competições oficiais.

Licenciado desde 1998, uma das mais tradicionais equipes do futebol do interior paulista pode ser o único Palmeiras alvinegro do Brasil

A Sociedade Esportiva Sanjoanense era o time de futebol que se destacava na cidade de São João da Boa Vista, interior do estado de São Paulo. O Palmeiras Futebol Clube foi fundado por desportistas moradores próximos ao Largo das Palmeiras, atual Praça Cel. José Pires de Aguiar, que excluídos a praticar o esporte bretão na Esportiva, no dia 12 de janeiro de 1924, se reuniram na residência do capitão Manoel João Batista e fundaram o novo time na cidade, tendo como cores do uniforme, o preto e branco.

O campo do time foi construído em terreno adquirido na Vila Manoel Cecílio, imediações da linha férrea e do Rio Jaguari, local de encontro dos simpatizantes do alvinegro durante os domingos das décadas de 30 e 40, em partidas ali realizadas pelo Palmeiras.

Com o fortalecimento do time no cenário futebolístico o antigo campo transformou-se em estádio, batizado como estádio Getúlio Vargas Filho, em homenagem ao filho de Getulio Vargas, então presidente do Brasil. O estádio foi inaugurado no dia 6 de março de 1955, quando o Palmeiras foi derrotado pelo Guarani de Campinas por 5 a 1. O sistema de iluminação do estádio foi inaugurado no dia 7 de janeiro de 1961, novamente com a presença do Bugre campineiro, que compareceu com todos os seus titulares e venceu o Palmeiras por 2 a 0.

Era profissional

O Palmeiras entrou para o cenário do futebol profissional como integrante da Terceira Divisão do Campeonato Paulista de 1956, atual A3 e, a ultima participação do time em uma competição de futebol profissional organizada pela Federação Paulista de Futebol foi pelo Grupo 2 da Série B1-B do Campeonato Paulista de 1998, equivalente a extinta quinta divisão.

Neste período de 42 anos, foram 30 participações do clube em campeonato paulista, sendo 18 vezes pela Segunda Divisão (atual A2), 9 vezes pela Terceira Divisão (atual A3), 2 vezes pela Quarta Divisão (atual 2ª Divisão) e 1 vez pela extinta Quinta Divisão.

Conquistas

Como vice-campeão da Segunda Divisão, atual A3, foi promovido a Primeira Divisão, atual A2.

Campeão do Torneio Seletivo da Segunda Divisão de 1976, conquistou direito de disputar no mesmo ano a Primeira Divisão, atual A2.

Campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1979 conquistou acesso à Divisão Intermediária, atual A2.

Revelações

Em 1977, Francisco Ernandi Lima da Silva, o Mirandinha foi adquirido em 1977 junto à Ponte Preta e em 1979, o artilheiro mostrou todo seu potencial, destacando na campanha da conquista da Terceirona do Campeonato Paulista. Após o título, o atacante foi vendido ao Botafogo do Rio, depois passou pelo Náutico, Portuguesa, Cruzeiro, Santos, Palmeiras, Seleção Brasileira e, entre outros clubes. Mirandinha foi o primeiro jogador brasileiro a ser contratado pelo futebol inglês, atuando no New Castle de 1985 a 1987, encerando carreira em 1992 no Japão pelo Shimizu S-Pulse. Iniciou carreira de treinador no próprio Palmeiras de São Joao da Boa Vista em 1995.

Marcos César de Oliveira, o Quinho, começou a destacar-se no Palmeiras em 1980, com 14 anos. Em 85 foi convocado por Jair Pereira para a Seleção Brasileira de Juniores, despertando o interesse do São Paulo, onde se sagrou campeão paulista e brasileiro, em 87. O último grande jogador revelado pelo Palmeiras foi Alexandre Silveira Finazzi, o atacante Finazzi, com passagens pelo Corinthians, Ponte Preta, São Caetano entre outros.

Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)
Presidentes  Paulo Roberto Merlin (2005)
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Palmeiras(SJBV)/SP [BRA] Palmeiras(SJBV)/SP [BRA] Palmeiras(SJBV)/SP [BRA] Palmeiras(SJBV)/SP [BRA] Palmeiras(SJBV)/SP [BRA]
Uniforme 
Mascote