Paula Ramos/SC [BRA]

Atualizado em 14/01/2008
Nome Oficial Paula Ramos Esporte Clube
Fundação  15/12/1937
Status Atual  Clube Social
Endereço  Rua Madre Benvenuta, s/n
Bairro  Trindade
Cidade  Florianópolis
Estado  Santa Catarina
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme  Vermelho, preto e branco
Equipe Ranqueada  Paula Ramos
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico  O clube surgiu do desejo de um grupo de amigos de fundar uma agremiação com finalidade de desenvolver a natação e outros esportes em geral. Na areia da Praia de Fora (hoje Beira-Mar Norte), os fundadores realizaram a primeira reunião, que resultou na criação do clube. De acordo
com os relatos históricos, foi o pioneiro Dionísio Freitas quem sugeriu que fosse dado o nome de Paula Ramos, já que o ponto de encontro era o trapiche Vitorino Paula Ramos. A sugestão foi imediatamente aceita. Os sócios fundadores foram Porfírio Almeida Gonçalves, João Cristakis, Moacir Schtell, Júlio Ferreira Lobo, Arnoldo Sabino, Adolfo Monteiro Pinto, Rubens Sabino, Abelardo Rupp, Jonas de Oliveira, Dionísio Freitas, Osval Pereira Baixo, Olímpio Monteiro Pinto, Bruno Boss, Adolfo Boss, João José Cunha e Antônio Araújo Figueiredo. No dia 20 de dezembro daquele ano, o jornal A República noticiava a fundação do clube, que teria como primeiro presidente Porfírio Gonçalves e, como vice, Francisco Melo.
Eram tempos diferentes numa pacata Florianópolis. Nas ruas, carros a cavalo eram bastante comuns, e os assuntos esportivos giravam em torno das preferências por Avaí e Figueirense, ou pelas competições de remo na baía. Os primeiros anos de existência do Paula Ramos se confundem com a própria vida social da Praia de Fora. Nesse contexto, os associados se reuniam no Café Glória (Bar do Cristakis, após 1951) para comemorar as vitórias do clube, ao mesmo tempo que guardavam seu acervo e material para competições esportivas no escritório, ao lado, local onde também eram realizadas as reuniões administrativas. Em 1963, no auge das conquistas esportivas do clube, as comemorações passaram a ser feitas no Bar do Anastácio Katcipis, pois João Cristakis havia acabado de falecer.
O Paula Ramos obteve uma série de conquistas esportivas, a maioria ligada ao futebol. Da época da fundação, em 1937, até 1943, o clube participou apenas de competições amadoras. Em 1944, entrou na fase do profissionalismo, formando um time que, mais tarde, nos anos 47 e 48, se tornaria bicampeão da cidade de Florianópolis. Em 1948, seria vice-campeão estadual.
No início da década de 1950, o clube passaria a investir em suas divisões de base, obtendo rapidamente bons resultados, como a conquista do campeonato estadual de aspirantes, em 1950. Seis anos mais tarde, venceria os campeonatos estaduais nas categorias juvenil, aspirantes e profissional. Porém, o maior feito esportivo foi a vitória no campeonato estadual de 1959, com um a equipe considerada a melhor de todos os tempos do futebol catarinense
Mas, o sucesso do time de 1959 marcaria o início da sua derrocada. Com o prestígio obtido após o campeonato, os jogadores acabaram se transferindo para outros clubes. Ainda assim, o clube manteria sua trajetória vitoriosa conquistando o Campeonato da Cidade nos anos de 1961, 1962 e 1964. No final da década de 60 o clube extinguiu seu departamento de futebol profissional.
Hoje o clube vive com dificuldades para se manter, vendeu parte de seus terrenos em área nobre da cidade, para poder continuar existindo. (Julio Diogo)
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme 
Mascote