Rio das Ostras/RJ [BRA]

Atualizado em 06/03/2013
Nome Oficial Rio das Ostras Futebol Clube
Fundação  01/01/1960
Status Atual  Licenciado
Endereço  Rodovia Amaral Peixoto, 366
Bairro 
Cidade  Rio das Ostras
Estado  Rio de Janeiro
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (22) 2764-1849
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Rio das Ostras
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Julieta Carvalho Vianna (Arena Ostrão), Rio das Ostras/RJ, Brasil
Emília Rosa Guimarães, Rio das Ostras/RJ, Brasil
Histórico  O Rio das Ostras Futebol Clube (ROFC) surgiu a partir da idéia de 16 jovens que se encontravam para jogar futebol na praia da Vila de Rio das Ostras, até então era o 2º Distrito de Casimiro de Abreu. O ano era 1960, e logo que resolveram montar o ROFC, encontraram um campo de futebol próximo a Rodovia Amaral Peixoto. A estrutura era pequena, assim como a vila. Mas muitos jogos aconteceram naquele campo, que deu origem a história do clube. O primeiro presidente eleito foi Gualberto David Pereira.

Em 1966, a idéia já havia amadurecido na cabeça dos jovens e houve a necessidade de criação de uma estrutura melhor para o clube. Para sede social foi locado um imóvel e para a sede esportiva eles escolheram a área onde permanecem até então. Lá, foi feito o campo de futebol e posteriormente os vestiários, os alambrados e o muro. Mas uma das melhores fases do clube ainda estava a caminho: aconteceu em 1968 e 1969. Nesse período o clube ganhou personalidade jurídica com registro do estatuto em cartório e filiação junto a Federação Fluminense de Futebol do antigo estado do Rio de Janeiro.

Assim, o clube começou a participar de campeonatos oficiais e amadores da federação. O primeiro foi o amador da Liga de São Pedro da Aldeia. No ano seguinte representaram o município de Casimiro de Abreu no campeonato das seleções do Estado do Rio de Janeiro. Durante os três anos que jogaram nesse campeonato foram campeões numa disputa entre oito clubes do estado.

Em 1970, o ROFC começou a ser reconhecido. O presidente Francisco do Nascimento ganhou o troféu desportivo da imprensa conferido pela Federação Estadual do Rio de janeiro.

O Rio das Ostras Futebol Clube já foi campeão da terceira divisão do estado do Rio de janeiro, e há 20 anos se tornou um time profissional e disputou a segunda divisão do campeonato estadual.
Em 1973 foi vice-campeão do torneio Costa do Sol, campeão do torneio 1º de maio em Barra de São João e Campeão de Bronze do Estado do Rio de janeiro. Em 1974 foi Campeão amador do torneio Costa do Sol e em 1981, campeão do Torneio da Pátria em Casimiro de Abreu.
Um dos principais jogadores do Rio das Ostras Futebol Clube foi Dário Lourenço, que encerrou sua carreira como jogador no clube, onde também iniciou sua carreira como treinador. Foi técnico do time do Volta Redonda, o Voltaço.
Presidentes  2009: Miguel Bernardino Rodrigues
1970: Francisco do Nascimento
1960: Gualberto David Pereira
Hino  Rio das Ostras minha paixão
Sempre serás um campeão
Tens alegria, tens muito amor.
Na simpatia do nosso torcedor
A tua glória na história vai ficar
E na alegria vou desfraldar
O alvinegro pavilhão
O clube do meu coração
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Rio das Ostras/RJ [BRA]
Uniforme 
Mascote