River/PI [BRA]

Atualizado em 21/08/2016
Nome Oficial River Atlético Clube
Fundação  01/03/1946
Status Atual  Em atividade
Endereço  Avenida Senador Área Leão, 307
Bairro  Jóquei
Cidade  Teresina
Estado  Piauí
CEP  64049-113
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (86)3081-0195
Apelido  Galo
Mascote  Galo
Uniforme  Preto, branco e vermelho
Equipe Ranqueada  River
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial  www.riverac.com.br
Outros Sites  www.meionorte.com.br/river.htm
Outros Sites 
Estádios  Alberto Silva (Albertão), Teresina/PI, Brasil
Lindolfo Monteiro (Lindolfinho), Teresina/PI, Brasil
Histórico  O River considera a data de 1° de março de 1946, como data oficial de fundação mas, tudo começou em 12 de março de 1948, na chamada "reogarnização". Em 15 de março de 1948, o River já foi admitido na Federação Piauiense de Futebol. No mesmo ano disputou o campeonato da temporada onde se sagrou campeão.

De 1948 até hoje o River possui 26 títulos estaduais. Tem um hexacampeonato, um heptacampeonato e atualmente é tetra campeão.

O River passou 10 anos sem ganhar nenhum titulo, de 1963 a 1973. O River possui a maior torcida do Piauí. Campeão do Centenário. Em 1952, era considerado o centenário de Teresina foi marcado por um torneio que reuniu os times do River e Botafogo de Teresina, o Sampaio Correia do Maranhão, o Comercial de Campo Maior e o Ferroviário de Parnaíba. O River conquistou o titulo ao vencer o Botafogo por 3X2. O River jogava com: Carlos Said, Dim e Batistinha, Meneses, Zé Gomes.

O título de 73

O River estava há 10 anos sem ganhar nenhum titulo piauiense. Afrânio Nunes montou um time mais forte que o Flamengo e Tiradentes, que estavam no auge na época. A decisão foi numa quarta feira à noite, no Estádio Lindolfo monteiro. A final foi entre River e Tiradentes que terminou em 0X0 no tempo normal e na prorrogação. A decisão foi para os pênaltis e na quinta cobrança Derivaldo marcou o gol que deu titulo ao River. A torcida invadiu o campo e arrancou as traves e levou para sede. Os jogadores do time campeão foram: Nilson, Bruno, Nelson, Osíris Luizinho, Gerson, Andreoti, Chubinho, Derivaldo , Botelho, Cesar e Batistinha.

Os primeiros sinais históricos pertinentes a este tradicional clube mafrense, remontam a 1º de março de 1946, quando um grupo de estudantes do "Ginásio Leão XIII", à época dirigido pelo professor Antilhon Ribeiro Soares, reuniram-se, para tratar da fundação de uma sociedade desportiva que tomaria o nome de River Atlético Clube. Todavia, o projeto em tela não foi posto em prática, haja vista que não ocorreu a sua legalização nos órgãos desportivos competentes, como também, inexiste registro de qualquer atividade nos anos de 1946 e 1947. Na realidade, tudo aconteceu na vida do clube a partir de 12 de março de 1948. Filiação à Federação Piauiense de Desportos, inscrição no antigo Conselho Nacional de Desportos (CND), reconhecido de Utilidade.

1º Gol do River
Pouco antes do River Atlético Clube se oficializar em 12/03/1948, realizou um amistoso contra o Amarantino, da cidade de Amarante - PI, no dia 15/02/1948, vecendo por 4 x 3, sendo Antônio Freire, conhecido por Freirinho, o autor do 1º gol. Mais tarde veio a ser diretor e conselheiro do clube.
Presidentes  2009-2011: Eliseu Aguiar
2007-2009: Franklin Kalume Brigido
1977: Francílio Ribeiro de Almeida
1971: Reinaldo Ferreira
1948: Afrânio Messias Alves Nunes
Hino  Letra e Música: Luiz Santos

Avante! Riverino
Com a bandeira
De glória na mão
Lutemos com ardor

Pela vitória do tricolor
Levemos a nossa sede
Oue é o orgulho
Do nosso torrão

A taça conquistada
Com heroísmo
A nossa meta
É certa a seguir

É defender o Piauí
Com o nome do tricolor
Em qualquer lugar
Gritando gol!

E ainda
Proporcionamos
Um meio social,
Sem igual.
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  River/PI [BRA] River/PI [BRA] River/PI [BRA] River/PI [BRA] River/PI [BRA] River/PI [BRA] River/PI [BRA]
Uniforme  River/PI [BRA] River/PI [BRA] River/PI [BRA]
Mascote  River/PI [BRA]