Santos/AM [BRA]

Atualizado em 07/01/2015
Nome Oficial Santos Futebol Clube
Fundação  01/05/1952
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro  Cachoeirinha
Cidade  Manaus
Estado  Amazonas
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme  Azul e Branco
Equipe Ranqueada  Santos
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico  Fundado em 1º de maio de 1952 por jovens desportistas e, dentre eles, torcedores do Alvinegro Praiano o clube chegou à elite estadual em quatro anos.
Em 1958, após campanhas inexpressivas, o time azul e branco surpreendeu. Superou a concorrência dos tradicionais Fast, Nacional e São Raimundo, chegou à decisão e, com a vitória por 3 a 1 sobre o Guanabara, com gols de Pretinho, Silvino e Tucupi, o Santos se sagrou campeão pela primeira e única vez.
Seu time base era formado por Chico Boia, Gurgel e Silvino Roberto, Paulo e Melo; Tucupi, Pretinho, Gesnê, Pinguim e Cacheado. O artilheiro do torneio foi Pretinho com 13 gols.

Dali em diante, a fonte secou. Segundo o historiador Francisco Carlos Bittencourt, o Santos vendeu seu principal jogador, o atacante Fabio Andrade, para quitar dívidas. Além disso, perdeu o técnico José Carlos Maranuá, que teria viajado ao Mato Grosso alegando que sua mãe estava doente para conversar com outros times. O presidente santista, Eugenio Ribeiro, descobriu que a mãe de Maranuá estava morta há tempos. Após seguidas campanhas ruins, a equipe acabou fechando as portas, em 1962.

"Apesar do pouco tempo (em atividade) e das dificuldades, a grande força de vontade dos fundadores ajudou o Santos a chegar aonde chegou. Apesar das semelhanças, o nosso Santos tinha o azul na camisa. Era um charme especial também fora de campo. Sabia que não seria fácil, mas o Santos quis deixar o nome marcado na história do futebol do Amazonas. E conseguiu. Infelizmente, poucas pessoas têm interesse na manutenção desse legado. Memória é importante, sim", revelou Bittencourt.

Fontes : Baú Velho, Carlos Zamith, Carlyle Zamith, Francisco Carlos Bittencourt
Desenho do escudo secundário e do uniforme: Sérgio Mello
Presidentes  1958: Eugenio Ribeiro
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Santos/AM [BRA]
Uniforme  Santos/AM [BRA]
Mascote