Social/MG [BRA]

Atualizado em 19/07/2014
Nome Oficial Social Futebol Clube
Fundação  01/10/1944
Status Atual  Em atividade
Endereço  Rua São Sebastião, 673
Bairro  Bairro dos Professores
Cidade  Coronel Fabriciano
Estado  Minas Gerais
CEP  35170-012
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (31) 3841-3833
Apelido  Saci
Mascote  Saci
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Social
Site Oficial  www.socialfutebolclube.com.br
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Louis Ensch (Luizão), Coronel Fabriciano/MG, Brasil
Joaquim Henrique Nogueira (Arena do Jacaré ou Nogueirão), Sete Lagoas/MG, Brasil
Israel Pinheiro, Itabira/MG, Brasil
João Lamego Netto (Lamegão, Ipatingão), Ipatinga/MG, Brasil
Epaminondas Mendes Brito (Ipatingão), Ipatinga/MG, Brasil
Histórico  Títulos mineiros: Campeão da Terceira Divisão Mineira 1995 e da Segunda Divisão Mineira em 1996 e Vice-campeão da Segunda Divisão Mineira 2002
Presidente: Walter Maia (1981), Ubiracy Ataíde Martins (1986)

O Social foi fundado em 1944 como Comercial. Por vários anos, os comerciantes de Coronel Fabriciano (ou o antigo Calado, ex-nome da cidade) bancaram a equipe, que por esta razão recebia o nome de Comercial. Mas o time começou a entrar em decadência, porque o nome restringia a torcida a uma pequena classe burguesa. Com a intenção de tornar-se popular, o clube passou a se chamar Social Futebol Clube e a pertencer à todas as classes da cidade. O time manteve-se como amador até a década de 80, tendo uma frustrada participação na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 1981. Depois, permaneceu desativado até 1991, quando disputou pela segunda vez um torneio oficial da Federação Mineira. Foi campeão em 1995 com uma campanha tranqüila, superando equipes de pouca tradição como Ribeiro Junqueira, Ipiranga de Manhuaçú, Ateneu e o Montes Claros.

Em 1996, disputou a segunda divisão, enfrentando equipes tradicionais do nosso futebol. A classificação para a primeira divisão foi conquistada com vitórias sobre o Ideal de Ipatinga, Patrocinense, Araxá e o Tupi. A vitória mais espetacular de 1996 foi a de 2 a 0 sobre o Uberaba, em pleno Uberabão no Triângulo Mineiro. Logo depois, carimbou o passaporte para a primeira divisão com uma sensacional vitória sobre o Montes Claros, por 2 a 1 em Coronel Fabriciano. Em 1997, o Saci fez uma campanha memorável. Ficou em quarto lugar, à frente do Atlético Mineiro. Chegou às semi-finais, onde disputou o jogo mais emocionante de sua história, contra o Villa Nova. A partida ficou marcada por permitir um clube do interior diputar a final após 50 anos de espera. O técnico da equipe era José Ângelo "Preca".
Ainda no mesmo ano, o Saci disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro. Apesar da eliminação na Segunda Fase, resultados históricos foram obtidos, como a vitória de 2 a 1 sobre a Internacional de Limeira, campeã paulista de 1990, e 4 a 0 sobre o Villa Nova, vice-campeão mineiro do mesmo ano. No Campeonato Mineiro de 1998 o Saci fez uma campanha modesta, ficando em sétimo lugar. O time foi eliminado nas quartas-de-final pelo Cruzeiro. Já em 1999, o Social sofreu a maior baixa de sua história, sendo rebaixado para a 2a divisão. Em 2000, a campanha foi fraca e o time ficou em nono lugar. Em 2001 o resultado foi um pouco melhor e a equipe se classificou para o hexagonal final, mas terminou o campeonato em quinto lugar e permaneceu na 2a divisão.

Imagem do mascote: FMF
Presidentes  2011-2014: Djalma Rodrigues de Freitas
2006-2007: Tasso Carvalho Silva Araújo
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Social/MG [BRA] Social/MG [BRA] Social/MG [BRA] Social/MG [BRA] Social/MG [BRA] Social/MG [BRA]
Uniforme  Social/MG [BRA]
Mascote  Social/MG [BRA]