União Esportiva/PA [BRA]

Atualizado em 05/09/2016
Nome Oficial Sociedade Atlética União Esportiva
Fundação  15/08/1906
Status Atual  Extinto
Endereço  Praça Justo Chermont
Bairro 
Cidade  Belém
Estado  Pará
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Tiva
Mascote 
Uniforme  Branco e preto
Equipe Ranqueada  União Esportiva
Grafia Orig.  União Sportiva
Grafia Orig. Oficial  Sociedade Athletica União Sportiva
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Campo da Praça Floriano Peixoto (São Bráz), Belém/PA, Brasil
Histórico  A Sociedade Athletica União Sportiva foi uma agremiação de Belém . O Tiva foi fundado no dia 15 de Agosto de 1906, ficava situado na Praça Justo Chermont, onde funcionava a Associação Recreativa Ernesto Matoso. Nessa época, só existiam no Pará a Associação Desportiva e Recreativa e Beneficente e o Sport Club do Pará.

Em 1908 tornou-se o 1º campeão do Campeonato Paraense, conquistando a chamada Taça Estado do Pará, toda de prata. A equipe base era formada por: Moreira; F. Mota e Cecílio; Franco, Lobato e Alves; Conceição, Everaldo, Rubilar, Henrique e Mota.

A União arrebatou o Bi em 1910, no segundo Campeonato Paraense da história. Assim como aconteceu em 1909, o Campeonato Paraense não disputado em 1911. Ainda assim, a União Sportiva possuía o melhor quadro, composto por: Elpídio, Alves e Corrêa; Zito, Lobato e Conceição; Rubilar, Antonico, Henrique, Nahon e Guimarães.

Tempos depois, esses atletas deixaram o clube e migraram para outras agremiações, a exemplo de Nahon, Antonico e Rubilar que foram para o Grupo do Remo, sendo que este último foi, além de fundador da União Sportiva, um dos reorganizadores do Remo em 1911.

Além de bicampeã estadual, a União Sportiva conquistou também a Taça Província do Pará e o bicampeonato do Torneio Início em 1924 e 1927. O maior futebolista da história do clube foi Euclides Pessoa do Nascimento, o Marituba, que tornou-se o recordista de prolongamento de carreira, jogando durante 25 anos (de 1917 a 1942), sempre na União. O clube foi extinto em 1967.

Em 2008, a União voltou à ativa para disputar a Copa do Centenário do Campeonato Paraense, que contou com a participação de Remo, Paysandu e Tuna Luso. A União foi representada por jogadores do Clube Municipal Ananindeua.

Na estreia venceu o Papão por 2 a 1, no dia 26 de outubro. No entanto, tanto Remo quanto Paysandu desistiram de disputar a Copa por falta de público, levando a União a disputar a sua segunda partida contra a Tuna como se já fosse a final. O empate contra a Águia em 0 a 0, no dia 2 de novembro, deu à União o vice-campeonato perdendo somente no saldo de gols.

Pesquisa: Felipe Feitosa
Redesenho do último escudo e uniforme: Sérgio Mello
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  União Esportiva/PA [BRA] União Esportiva/PA [BRA]
Uniforme  União Esportiva/PA [BRA]
Mascote