Tubarão/SC [BRA]

Atualizado em 27/10/2013
Nome Oficial Tubarão Futebol Clube
Fundação  25/05/1992
Status Atual  Clube Social
Endereço  Avenida Pedro Zapellini, 80
Bairro  Centro
Cidade  Tubarão
Estado  Santa Catarina
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (48)3632-3569
Apelido 
Mascote  Tubarão
Uniforme  Camisa listrada de azul e branco, calção branco com listras pretas na lateral e meias pretas
Nome Anterior  Hercílio Luz
Nome Anterior  Ferroviário
Equipe Ranqueada  Tubarão
Site Oficial  http://www.tubaraofc.com/
Outros Sites  http://tro.matrix.com.br/tubaraofc/
Outros Sites  http://www.geocities.com/BourbonStreet/Delta/3140/
Estádios  Aníbal Torres Costa, Tubarão/SC, Brasil
Histórico  Outra data de fundação: 23/05/1995.
Campeão da Taça Santa Catarina 1998
Campeão do Torneio Seletivo 2000

O Tubarão Futebol Clube nasceu de um processo de transição que vivia o futebol tubaronense nos anos 90, quando o Ferroviário, fundado nos anos 40 e que foi campeão estadual em 1970, já não ia muito bem das pernas e o velho e tradicional Hercílio Luz, que foi criado em 1918 e conquistou o bi campeonato em 1957/58, havia se licenciado do profissionalismo. Dessa forma, em 1992, tentando reerguer o futebol da "Cidade Azul" como é conhecida Tubarão, aconteceu um acordo de cavalheiros, onde, a partir de 1995 o Hercílio Luz FC não voltaria às competições oficiais pelo período de 10 anos e o Ferroviário deixaria de existir, definitivamente; com os dois dando lugar ao Tubarão Futebol Clube, que é o nome da cidade. Isto feito, definiu-se a cor do uniforme, prevalecendo o azul, preto e branco, que são as cores da bandeira do município (nada a ver com o grêmio, além de uma mera coincidência. O dinstintivo lembra, também, o mesmo que vem no pavilhão da cidade. O Tubarão, que é um time muito novo, ainda não foi campeão estadual e tem como conquistas maiores dois vices campeonatos. Hoje o Tubarão joga suas partidas oficiais no estádio Dr. Aníbal Costa, que pertence ao Hercílio Luz e realiza seus treinamentos no estádio Domingos Silveira Gonzallez, que é o antigo "Monumental da Vila" do já extinto E.C. Ferroviário

O objetivo dos dirigentes era criar um time com maior apelo popular e tentar brigar por um título estadual, só que os resultados esperados não vieram no princípio. O número de torcedores no Estádio Aníbal Torres Costa baixou e o clube nem se quer conseguiu entrar para a Série C do Brasileiro. Mas a partir de 1996 com o título do Primeiro Turno do Campeonato Catarinense, tudo mudou, o Tubarão deixou de ser mais um time, para ser um grande time do Campeonato Catarinense, com chances de chegar ao título. O clube conquistou ainda o Segundo Turno do Campeonato Catarinense de 1997, e o Vice campeão catarinense de 1997 e 1998 e o Primeiro Turno do estadual 2001.

Posteriormente, após o Hercílio reativar o seu departamento de futebol, o Tubarão desativou o seu.

Em 2010 e 2011 o CA Tubarão jogou com o registro do Tubarão FC.

Há fontes que informam que o terceiro (o do índio maior) e quinto (o do tubarão) escudos foram inventados para as tabelas da época.
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Tubarão/SC [BRA] Tubarão/SC [BRA] Tubarão/SC [BRA] Tubarão/SC [BRA] Tubarão/SC [BRA]
Uniforme 
Mascote  Tubarão/SC [BRA]