Vasco/SE [BRA]

Atualizado em 27/04/2016
Nome Oficial Vasco Esporte Clube
Fundação  15/08/1931
Status Atual  Licenciado
Endereço  Avenida Dom Antônio Cabral, s/n
Bairro  Industrial
Cidade  Aracaju
Estado  Sergipe
CEP  43065-090
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (79) 3215-4989
Apelido  Clube da Cruz de Malta
Mascote 
Uniforme 
Nome Anterior  Vasco da Gama FC
Equipe Ranqueada  Vasco
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Estadual de Aracaju, Aracaju/SE, Brasil
Sabino Ribeiro, Aracaju/SE, Brasil
Lourival Baptista (Batistão), Aracaju/SE, Brasil
Histórico  Comerciários e bancários fundaram, em 15 de agosto de 1931, o VASCO DA GAMA FUTEBOL CLUBE.
Em 1946, o seu nome passou a ser VASCO ESPORTE CLUBE.

O inesquecível Prof. Abdias Bezerra, pai do imortal Prof. Felte Bezerra e do desportista Flora Bezerra, também ligado a banqueiros e bancários, ofereceu sua residência para que fosse realizada a reunião de fundação.

Seu primeiro Presidente foi o saudoso desportista EURÍPEDES MACHADO DE OLIVEIRA, mais conhecido como Boquinha, que além de dirigente, era o zagueiro titular. Os jogadores que mais se destacaram na década de 30 foram: JOÃO BARBOSA, DILERMANDO GOIS, EPAMINONDAS VITAL que em 1949 participaria da criação do Departamento de Futebol do Confiança

Segundo afirmou ARAQUËM COUTO, vascaino autêntico, a primeira bola que o VASCO possuiu foi uma oferta de FLORO BEZERRA, filho do PROF. ARDIAS BEZERRA e, claro, irmão de FELTE BEZERRA.

Na década de 30, o grande rival do VASCO era o PAULISTANO FUTEBOL CLUBE, ligado Também ao cormerciário e hoje já falecido ROBÉRIO GARCIA, irmão de LUIZ GARCIA ex-Governador de Sergipe, de JOSÉ GARCIA ex-Governador do Mato Grosso e de ANTONIO CARDA, um dos principais heróis da fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe, sendofoi eleito em 1942, Presidente do Vasco.

Era também irmão do Jornalista CARLOS GARCIA. Iniciou-se uma nova fase pela qual foram responsáveis também ÁLVAPO FERREIRA DA SILVA - o Português -, WILSON QUEIROZ, FERNANDO MADUREIRA e outros.

Em 1944, surgiram os primeiros resultados do trabalho que vinha sendo realizado, conseguindo o VASCO um grande plantel, talvez o melhor do Estado. Tanto que sagrou-se campeão invicto da Capital e do Estado.

Em 1945, já tendo perdido alguns craques para times de outros Estados, consegue apenas o Vice-campeonato.

Em 1948, reage espetacularmente e sagra-se novamente campeão de Sergipe. Àquela altura, o seu Presidente era o famoso - Cacetão - JOÃO ÁLVARES PEREIRA, que foi um dos campeões de 1944.

Segundo ainda afirmação do ARAQUÉM COUTO: Em 1951, deu-se uma cisão no VASCO...Mas, clube sem briga ainda vai nascer, lembram-se...? mas, em 1952 o problema foi sanado com a eleição do PROF FELIX D'ÀVILA que lhe deu outra imagem, fortalecendo-o como Clube sem prejuízo do futebol.

O VASCO sofreu muito até chegar na sede onde hoje está, e que lhe pertence. Começou nos fundos dos antigos Correios, na época localizados na Praça Fausto Cardoso. FÉLIX D'ÁVILA trouxe-o para o primeiro andar do Edifício Teixeira Chaves, de onde saiu para a sua sede definitiva, construída com muito suor a lágrimas e localizada à Av. Dom Antônio Cabral início do Bairro industrial, pertinho da Av. Coelho e Campos.

Em 1952, foi mais uma vez campeão do Estado de Sergipe. Naquele ano, com o afastamento de FELIX, que foi estudar no Rio de Janeiro, onde fez o Curso Superior de Educação Física,

Assumiu a Presidência o VICE : MANUEL NICANOR DO NASCIMENTO. O VASCO sempre se destacou em outros esportes, entre eles o voleibol, o basket-ball e futebol de salão, sendo, mais de uma vez, repre­sentante do nosso Estado no SERBA Torneio Sergipe-Bahia, tendo con­quistado o bi-campeonato, invicto.Na direção do esporte salonístico destacaram-se ARAQUÉM COUTO e REGINALDO CORREIA CERQUEIRA.

Na gestão do Presidente JOSÉ SAMUEL DE ALMEIDA o VASCO tomou posse, definitivamente, do terreno da Av. Dom Antônio Cabral, construindo, em seguida, um muro em toda a sua extensão. Foi um marco fundamental para a construção da sede.Durante muito tempo meu pai, CLODOALDO DE ALENCAR, foi advogado do VASCO, mas, em 1966, apesar do seu trabalho abnegado, o clube foi despejado por ordem judicial, da sua sede à rua de São Cristóvão. O proprietário, alegando ampliação dos seus negócios, ganhou a causa.

Mas, não há mal que não traga um bem: em 1967, durante a presidência de ALCEU GONÇALVES DE Foi iniciada a construção da sede própria. Para tanto foi nomeada uma comissão integrada por DR. JOÃO RODRIGUES DA CRUZ, Presidente, tendo como Coordenadores WILSON QUEIROZ e FERNANDO MADUREIRA, sendo o Tesoureiro HELIO MARANHÃO. Em 1968, tendo já na presidência WILSON QUEIROZ, era inaugurada a sonhada sede.

A partir deste momento o CLUBE DA CRUZ DE MALTA cresceu aceleradamente, aumentando o número de associados e de promoções. Entre os vascaínos históricos estão: FERNANDO MADUREIRA, JOSÉ LISBOA, AUSTROGÉSILO DE SANTANA PORTO, JOSË ALFREDO LINHARES, AGNELO RAMOS e EURIPEDES MACHADO DE OLIVEIRA, entre outros.

Na gestão de JOSE FAGUNDES DE LIMA a sede foi ampliada e mais sucessos foram acrescidos aos já alcançados.

Seria uma injustiça não mencionar aqui os nomes de outros vascainos doentes: SANDOVAL SANTOS, CURT VIEIRA, JOSE LUIZ, JOÃO CRUZ, JOSE CARIVALDO DE SOUZA e TERESINHA SANTOS. Alguns craques de destaque: Samuel , Ruy Bessa, Renato Vieira, Pedrinho, Monte, Marino, Pirricha, Zequinha , Santos Mendonça, Nenen, Everaldo, Enock , Lia, Charuto, Português.
Presidentes  2005: Jailson Trindade Oliveira
José Fagundes de Lima
Wilson Queiroz
1967: Alceu Gonçalves de Oliveira
José Samuel de Almeida
1952: Manuel Nicanor do Nascimento
1952: Félix D´Ávila
1948: João Álvares Pereira, "Cacetão"
Fernando Madureira
Álvaro Ferreira da Silva
1942: Robério Garcia
1931: Eurípedes Machado de Oliveira, "Boquinha"
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA] Vasco/SE [BRA]
Uniforme  Vasco/SE [BRA]
Mascote