Ypiranga/PR [BRA]

Atualizado em 19/03/2007
Nome Oficial Ypiranga Futebol Clube
Fundação  06/08/1920
Status Atual  Amador
Endereço 
Bairro 
Cidade  Palmeira
Estado  Paraná
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Ypiranga
Site Oficial 
Outros Sites  http://www.ypiranga.hpg.com.br/
Outros Sites 
Estádios 
Histórico  Fundado em 06/08/1920, é o mais tradicional clube amador da cidade, obtendo nesses 80 anos significantes conquistas no futebol.
Em 06/08/1920, 53 cidadãos de Palmeira reuniram-se para criar um clube de futebol. E eis que surge o Ipiranga Foot Ball Clube, (no começo de sua existência era escrito com a letra I), tendo como seu primeiro presidente: Luiz Correia da Silva e 1. º secretário Godofredo Reidlerde Assunção.


Nesta reunião estudadas as cores que deveria ter em seu uniforme, ficou decidido que o time principal usaria camisa vermelha e calção branco. O segundão camisa verde e calção branco. Sua primeira sede foi uma casa alugada pelo valor de (Seis mil reis) sita á Rua XV de Novembro, 14 de propriedade do Sr. Antonio Martins dos Santos. Seu primeiro campo era em aberto e não possuía arquibancada foi por um bom tempo no local onde hoje é o Hospital de Caridade. Com a doação de um terreno feito pelo Sr. Domingos Theodorico de Freitas que na época era Prefeito (1920/1928), transferiu-se para a rua Cel. Ottoni Ferreira Maciel. As reuniões do clube também eram feitas na Sociedade Recreativa Beneficiente Palmeirense e em data de 07/08/1921, houve uma sessão solene presidida pelos secretários Fernando Perotta e o Coronel Ottoni Ferreira Maciel, que assumindo a mesa da presidência cuja finalidade era saldar o importantíssimo Americano Foot Ball Clube da Capital que veio a Palmeira exclusivamente para comemoração do 1. º aniversário do clube. Em todos esses anos pode-se observar nos livros atas do clube e sentir a dedicação e o trabalho em conjunto de todos os ypiranguistas, sócios, atletas e diretores para a construção do estádio. Impossível de enumerar a todos os que fizeram parte do quadro de diretores do clube, desde a sua fundação, muitos de saudosa memória e outros já não mais residindo em nossa cidade.

No ano da fundação da Liga, o Ypiranga passou a participar da temporada oficial, quando foi Campeão/57 Bi-campeão/58, Tri -campeão/59 Tetra-Campeão/1960, Penta-campeão/1961. Lamentavelmente, no ano de 1968 ocorreu um incêndio no pavilhão onde foram perdidos muitos documentos importantes como fotos, arquivos e um livro ata. O Ypiranga é formado por um bom número de sócios contribuintes, tendo a sua receita oriunda da cobrança de mensalidades dos sócios e de colaboradores ypiranguistas. Tem somente o futebol como atividade principal, onde a maioria dos jogadores da cidade que atuaram nos clubes co-irmãos iniciaram suas carreiras no Ypiranga.

Em 1990 com a participação na segunda Divisão de Profissionais, com muita união de muitos ypiranguistas, depois de muita luta, consegue viabilizar a reforma das arquibancadas, dando outra visão na sede que sempre representou o nosso sonho. Em 14/12/1990 sob n.º de inscrição 107, foi tombado como patrimônio do Estado. E com recursos do Banestado Clube em convênio com a Secretaria do Estado e da Cultura e da Prefeitura de Palmeira, em data de 29/06/1994, com amplo objetivo da restauração da arquibancada totalmente de madeira, ainda na gestão do Governador Mário Pereira. Altamir Sanson, Prefeito na época, entregou aos palmeirenses e a todos nós ypiranguistas, o pavilhão totalmente restaurado, juntamente com a Vice Governadora Emilia Belinati, Rosana Parchen, Curadora do Patrimônio Histórico, e o Presidente do Ypiranga Cláudio Kapp. Esteve presente também naquela oportunidade o Sr. Jonel Chede o qual o referido clube leva o nome de seu pai o saudoso Sr. João Chede, pelo que tanto fez, a sua inteira dedicação durante vários anos como presidente do Ypiranga Futebol Clube.

O Ypiranga além da conquista do penta campeonato, conquistou os títulos dos anos de 1976, 1979, 1985, 1992, 1995 e no mesmo ano é campeão da Taça Paraná, conquistando com muita garra e trabalho a mais cobiçada taça oferecida pela Federação Paranaense de Futebol. Ainda, Bi-Campeão em 1996, Tri-Campeão em 1997. Neste ano, convidado pela Federação o Ypiranga novamente com muita garra, trabalho e dedicação, consegue trazer para nossa cidade o troféu do primeiro Campeonato Inter Clubes promovido pela Federação Paranaense de Futebol. Foi um grande presente que Gilmar José de Carvalho (Presidente), diretores, atletas e a nossa torcida deram de presente ao glorioso Ypiranga nos seus 80 anos.
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme 
Mascote