Rivalo Apostas Esportivas

Ituano/SP [BRA]

Atualizado em 15/04/2014
Nome Oficial Ituano Futebol Clube
Fundação  24/05/1947
Status Atual  Em atividade
Endereço  Avenida Doutor Prudente de Moraes, 393
Bairro 
Cidade  Itu
Estado  São Paulo
CEP  13309-050
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  4024 1665/4025 3305
Apelido 
Mascote  Galo
Uniforme 
Nome Anterior  Ferroviário
Nome Posterior  Ituano SC
Equipe Ranqueada  Ituano
Site Oficial  http://www.ituano.net/
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios  Novelli Júnior, Itu/SP, Brasil
Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), São Paulo/SP, Brasil
Histórico  Nomes Anteriores : Ferroviário e depois Ituano Futebol Clube

O Ituano é a continuação da Associação Atlética Sorocabana, que participou dos campeonatos da terceira divisão entre 1956 e 1960. A Sorocabana foi fundada por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana. Após permanecer três temporadas afastada dos campeonatos, a Sorocabana reapareceu em 1963 para disputar o campeonato da terceirona e, no final do torneio, parou com o futebol.

Em 1977 ressurgiu como Ferroviário Atlético Ituano (FAI), por iniciativa de esportistas da cidade, como Sérgio Fioravante, Otávio Boni, José Cláudio Carneiro (ex-ponta direita do bicampeão Clube Atlético Ituano), Vicente Elias Schanoski, Chiquito Pezzodipane e outros, passando a ocupar o lugar da extinta equipe da Sorocabana até que no início da década de 90 - após mudanças no estatuto que possibilitou a reeleição do então presidente Domingos Francischinelli -, passou a chamar-se Ituano Futebol Clube.

Promovido para a Divisão Especial em 1987, vence o campeonato de 1989 e adquire o direito de participar do campeonato da divisão principal do futebol paulista de 1990. No primeiro campeonato, o Ituano acabou em uma honrosa 11ª colocação entre 24 participantes. Neste campeonato (1990) muda seu nome para Ituano Futebol Clube. Em 1994, após ocupar a última posição no campeonato, o clube é rebaixado para a série A-II. Em 1996, com o vice-campeonato na Série A-II, o Ituano volta a Série A-I.

Em maio de 1999 a empresa Ituano Sociedade de Futebol Ltda, através de sua presidente Érika Sheila Adrigo Minelli, assume a administração do futebol do Ituano FC. A partir daí, numa filosofia de total profissionalismo começam a desenvolver um trabalho sério na busca do melhor para o Ituano. A prova disto a campanha realizada pela equipe profissional na qual, desde a gesto Ituano Sociedade de Futebol Ltda., conquistou títulos inéditos em sua história como o Campeonato Paulista da 1 Divisão de 2002, Campeonato Brasileiro da Série C em 2003, além de disputar a Copa do Brasil. A equipe profissional também excursionou pela Europa três vezes neste período, onde foi campeão da Sempione Cup (1999) na Suiça.
A partir de 2009 volta a ser chamar Ituano FC, após a mudança da empresa gestora.
Presidentes  2013: Fernando Francisco Vieira
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Ituano/SP [BRA] Ituano/SP [BRA]
Uniforme 
Mascote