Santo Antônio/MG [BRA]

Atualizado em 30/03/2020
Nome Oficial Santo Antônio Esporte Clube
Fundação  19/07/1959
Status Atual  Extinto
Endereço  Rua Minervino de Castro Pinto, 49 - sala
Bairro  Centro
Cidade  Teófilo Otoni
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido(s)  Santusca
Mascote(s) 
Cores  Amarelo e azul
Equipe Ranqueada  Santo Antônio
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Estádios 
Histórico 
O Santo Antônio foi fundado em 19 de julho de 1959. A sua sede ficava na Rua Minervino de Castro Pinto, 49 / Sala, no Centro de Teófilo Otoni.
Na esfera profissional, o Santo Antônio E.C. disputou o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão em sete oportunidades: 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 (verificar) e 1994 (verificar).

O Santo Antônio Esporte Clube pensou em reabrir as portas na cidade em 2016. Um grupo de apaixonados pelo futebol tentou retornar com o clube, com estatuto, diretoria e possuía em 2016 até uma sede provisória. Esta funcionava numa sala no segundo piso do Mercado Municipal, cedida pelo supervisor do mercado, o ex-jogador Arthur Guedes, que nos tempos áureos atuava como quarto zagueiro do time.

Aliás, esta sala é a mesma onde o clube manteve sua sede por décadas a fio. A reportagem do Diário de T. Ottoni conseguiu, com exclusividade e em primeira mão, imagens do livro de ata de fundação do Santo Antônio, datado de 19/07/1959.

Pelos registros o Santo Antônio foi desativado no final da década de 1990, quando deixou de participar de importantes campeonatos locais, contou o novo professor.

À época, o time fechou as portas devido à falta de incentivo e outros caminhos tomados (na vida) pelos seus então integrantes. Entre as páginas históricas do Santusca, está a disputa da Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, na década de 1980, e vários clássicos aguerridos contra o Concórdia, e, principalmente contra o América, principal adversário destes. "Até que o Santusca e o Concórdia se davam bem, mas quando entrávamos em campo contra o América até faísca saia", contou bem humorado o técnico Otávio.

Segundo ele, o time ainda consta (na época da reportagem) nos cadastros da Federação Mineira de Futebol. E, a maior ambição era voltar a participar da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro, que dá acesso ao Módulo II do torneio (ao qual, em 2016, o América foi vice-campeão, obtendo o acesso à elite do estadual).

Ainda sem campo fixo, a atual diretoria, composta por Renilton Ferraz como presidente, Carlos Alberto Lares (o Carlão da Rádio), como vice-presidente, busca parcerias com prefeituras locais para conseguir um campo de treinamento.

"Conversei com o prefeito e o secretário municipal de Esportes de Poté, para que eles possam viabilizar o Estádio Municipal para mandarmos nossos jogos e realizarmos os treinos. Ficaram de nos ajudar. Também entrei em contato com os responsáveis pelo Estádio Municipal de Itambacuri, que nos garantiram a liberação do campo para nossas necessidades. Já em T. Otoni, estamos conversando com a direção do Concórdia, que garantiram a liberação do campo para jogarmos quando não tiver atividades do Concórdia", explicou Otávio Filho. Para ele, o ideal é que o time tenha seu próprio estádio, para melhor possibilitar a construção de uma identidade própria, e facilitar a vida dos atletas nos treinamentos, jogos e disputa de torneios. "Claro que uma casa faz falta, mas acredito que vamos consegui-la com o tempo", refletiu otimista o técnico Otávio na entrevista de 2016.

PS: Nesta reportagem, menciona que o Santusca disputou o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão na década de 80. Nos registros, consta somente cinco participações na Segunda Divisão Mineira nos anos 80: 1985, 1986, 1987, 1988 e 1989.

Pesquisa: Vitor Dias, Givaldo Santos

Redesenho do escudo e uniforme: Sérgio Mello
Fonte: Facebook do Gilmar Estevam ex-jogador do São Paulo, Vitória de Guimarães etc,RSSSF Brasil, Manula, Jornal Diário de Teófilo Otoni
Presidentes 
2016 | Renilton Ferraz
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme(s)  Santo Antônio/MG [BRA]
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)