Acesita/MG [BRA]

Atualizado em 07/12/2015
Nome Oficial Acesita Esporte Clube
Fundação  13/12/1945
Status Atual  Amador
Endereço  Rua José Cirênio Pires Guerra, 33
Bairro  Funcionários
Cidade  Timóteo
Estado  Minas Gerais
CEP  35180-418
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (31) 3849-1424
Apelido(s) 
Mascote(s) 
Cores  Grená e branco
Equipe Ranqueada  Acesita
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial  acesitaesporteclube.com.br
Estádios 
Raimundo Sampaio (Independência), Belo Horizonte/MG, Brasil
Timirim, Acesita/MG, Brasil
Histórico 
O Acesita EC foi fundado em 13 de dezembro de 1945, na cidade de Timóteo, localizada no Vale do Aço, em Minas Gerais. Até 1965 o Acesita mantinha uma tímida presença no futebol. Nessa época assumiu a presidência do clube o Sr. Cirênio Guerra, que sonhava colocar o AEC na 1ª Divisão da Federação Mineira de Futebol.

Nesses tempos românticos seus maiores rivais eram o Social, de Coronel Fabriciano, e o USIPA, de Ipatinga. O Acesita, com recursos da Companhia Acesita (siderúrgica), trazia craques em princípio de decadência, mas com boa qualidade técnica, de grandes times de futebol, inclusive goleadores do campeonato mineiro. Ainda assim, não raro o clube de Timóteo era surpreendido pelos rivais.

Preocupado com os rumos do futebol profissional, em meados de 1967 Cirênio decidiu que alguma coisa deveria ser feita para garantir o futuro do clube. Ao analisar a história de outros clubes mineiros, Cirênio chegou à conclusão de que somente com futebol o AEC não poderia sobreviver, tomando como exemplo os então recém extintos Siderúrgica, Metalusina e Renascença. Assim, idealizou a construção de uma Sede Campestre. É moda, dá resultados, preenche uma lacuna, satisfaz um sonho e atende a uma necessidade social, pensava ele. O resultado é sentido até os dias de hoje, pois o clube é um dos melhores e mais bem localizados do interior mineiro.

Em 1969, o Acesita foi o Campeão Mineiro do Torneio de Acesso da FMF, vencendo o Grupo da Zona da Mata (Juiz de Fora, Barbacena, etc.), Montes Claros e outros. O time grená de Timóteo, que utilizava o estádio José de Oliveira Freitas, não teve sucesso na divisão extra. As despesas eram altíssimas e as rendas, muito baixas. Em outubro do mesmo ano, comemorando o Jubileu de Prata da Companhia Acesita, Cirênio e sua diretoria levaram o Atlético Mineiro para um jogo amistoso. A forte equipe do Galo contava naquela época com Cincunegri, Oldair, Ronaldo, Lola, Tião, e o folclórico Dada Maravilha. O jogo, realizado em 29/10/1969, terminou com a vitória atleticana por 2x1.

Em 1970, desiludidos com o futebol profissional, e certos de que o Acesita não conseguiria sobreviver aos seus altos custos, resolveram encerrar com o profissionalismo. Em 1974, o clube ainda disputou o Torneio Santos Dumont, promovido pela Federação Mineira de Futebol, contra algumas das mais importantes equipes profissionais de Minas Gerais.

Sua saga no amadorismo é vitoriosa. O Acesita é o maior ganhador de títulos da Liga Acesitana de Desportos (doze), tendo conquistado os troféus de 1955, 1966, 1969, 1970, 1973, 1974, 1976, 1977, 1978, 1979, 1984, 1990, 2000 e 2003. Em 2005, o Acesita representou a cidade de Timóteo na 1ª Copa AMVA de Futebol Amador, organizada pela Associação dos Municípios da Microregião do Vale do Aço, atuando como a seleção da cidade, e conquistou o título.

Atualmente, além dos campeonatos amadores de Timóteo, o clube participa de competições nas categorias de base, organizadas pela Federação Mineira de Futebol.
Presidentes 
2015: Roberto Mafra Couri
2007: Renato Silva Silveira
1966-1967: Cirênio Guerra
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Acesita/MG [BRA] Acesita/MG [BRA]
Uniforme(s)  Acesita/MG [BRA]
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)