Flamengo FC/MG [BRA]

Atualizado em 28/07/2020
Nome Oficial Flamengo Futebol Clube
Fundação  ??/??/1939
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro 
Cidade  Varginha
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido(s)  Leão Rubro-negro
Mascote(s) 
Cores 
Equipe Ranqueada  Flamengo FC
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Estádios 
Magalhães Pinto (Mineirão), Belo Horizonte/MG, Brasil
Histórico 
O Flamengo Futebol Clube foi uma agremiação da Cidade de Varginha (MG). O Leão Rubro-negro foi Fundado em 1939 e existiu por 34 anos até se extinguir no ano de 1973.
O Flamengo debutou no futebol profissional, no Campeonato Mineiro da 2ª Divisão de 1967. O clube ficou no Grupo 'Zona Sul', onde se classificavam os três primeiros. No final, acabou na 4ª posição com 15 pontos.

Em 1968, o Rubro-negro melhorou. Terminou em 1º lugar, no Grupo 2, com 10 pontos. Na fase seguinte, terminou em 2º lugar, com oito pontos, mas acabou eliminado, uma vez que apenas o vencedor avançava na competição.

Contudo, em 1969, fez uma campanha inesquecível este Torneio de Acesso o Flamengo, comandado por feras como Lúcio, Zé Mauro, Toninho, Arnaldo, Mauro, Duza, Totó, Zé Carlos Generoso, Buzuca, Adilson (Presidente do Atlético TC em 2002), Julião, Tinoco etc, foi campeão absoluto desta chave.

Terminou na liderança do Grupo D, com 18 pontos (10 jogos, com nove vitórias e uma derrota; marcando 34 gols e sofrendo apenas cinco). Também foi o campeão em rendas, artilharia mais positiva e o principal artilheiro do certame: Totó com 9 gols. Esta é a campanha deste time vitorioso comandado pelo "General da Vitória" Ayrton Diogo, o Flamengo garantiu o inédito acesso para a elite do futebol mineiro.

No Campeonato Mineiro da 1ª Divisão: o Leão participou quatro vezes (1970, 1971, 1972 e 1973). O ano de 1970, para os varginhenses, torcedores do Flamengo, foi de euforia e muita empolgação, afinal nosso representante estava no Campeonato Mineiro Divisão Principal e pela primeira vez disputaríamos este certame.

O time-base era: Luizinho, Arnaldo, Buzuca, Mauro, Duza, Lúcio, Grimaldi, Zé Mauro, Toninho, Paulão, Carlos Alberto, Totó, Parodi, Paulão e Serginho. Este time foi, para os saudosistas, a equipe mais forte e melhor estruturada já formada.

O show de bola não ficava apenas nos jogos realizados na Rua Paraná (Estádio Rubro-Negro), as goleadas impostas, eram aclamadas pelos adversários da região, que exigiam a presença do mais querido do interior de Minas Gerais para amistosos.

Na disputa do campeonato mineiro de 1970, depois de um primeiro turno fraco o time se soltou e realizou uma estupenda recuperação no returno, com vitórias em Uberlândia (1 a 0), Araguari (2 a 0 no Fluminense), Nova Lima (1 a 0 no Villa Nova), venceu em Varginha o Tupi (3 a 2), o Valério (2 a 0) e o Atlético (TC) por 4 a 1 em Varginha. Uma bela campanha para fechar o Campeonato Mineiro de 1970.

Em 1971, o Flamengo não fez uma boa campanha terminando na penúltima colocação com 17 pontos (22 jogos, quatro vitórias e nove empates e nove derrotas; marcando 17 e sofrendo 35). Em 1972, numa competição confusa, o Rubro-negro ficou de fora, logo na fase de classificação ao terminar na 3ª colocação no Grupo B, com quatro pontos. Em 1973, nova campanha ruim, e o time acabou na lanterna da chave B. Após essa temporada, o Flamengo fechou às portas.

Pesquisa: Toninho Sereno
Redesenho dos escudos e uniforme: Sérgio Mello
Fontes: Rsssf Brasil, Stadium Varginense
Presidentes 
1979: Geraldo de Paula Filho "Ladinho"
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Flamengo FC/MG [BRA] Flamengo FC/MG [BRA]
Uniforme(s)  Flamengo FC/MG [BRA]
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)